O novo padrão visual do Google
Ontem foi o dia em que o Google estreou oficialmente o novo visual de seu serviço de buscas (se ainda não apareceu pra você, vai aparecer muito em breve). Mais do que uma simples renovação na aparência, a mudança também coloca em prática uma nova forma de apresentação de resultados.
As páginas que mostram esses resultados agora contam com uma coluna na lateral esquerda que dá acesso a recursos para refinar a busca – exibir links referentes às últimas 24 horas, por exemplo – e para acessar outros serviços do Google, como o Maps ou a busca por imagens.
Aqui é importante fazer uma observação: os links que aparecem na lateral esquerda são relacionados ao termo pesquisado. Se você buscar por “Freddie Mercury”, por exemplo, os links que ficarão em destaque serão Imagens e Vídeos, de forma que você possa refinar sua pesquisa para esses formatos de conteúdo. Se pesquisar sobre “Cidade de São Paulo”, os links em evidência serão Notícias, Imagens, Blogs e Mapas, observe:
O vídeo abaixo dá mais detalhes:
www.youtube.com/watch?v=C-rnxNFRAQA
No mais, as demais novidades se resumem a uma nova combinação de cores nas páginas e no logotipo do Google, além de alterações em pequenos detalhes, como ausência de sublinhamento em links. Há também um teclado virtual ao lado do campo de busca, mas este foi implementado antes do novo padrão visual.
Ah, eu já ia esquecendo: o Google também anunciou mudanças para as páginas de busca exibidas em dispositivos móveis. Na verdade, as novidades são semelhantes às mostradas acima, só que para acessar os recursos que na “busca normal” são disponibilizados na coluna à esquerda, o usuário precisará clicar em uma seta existente ao lado do campo de pesquisa. O único problema é que, inicialmente, essa mudança só está disponível para usuários de iPhone e Android nos Estados Unidos, mas o Google pretende oferecer a novidade para outras plataformas e línguas em breve.
Novidades bem-vindas, na minha opinião, uma vez que o usuário terá, pelo menos teoricamente, mais facilidade para indicar o que está buscando – vídeos, fotos, notícias, etc – e onde – blogs, Twitter, localidades, entre outros. Pena que na versão brasileira ainda não dá para aproveitar todas as novas funcionalidades. A pesquisa no Twitter pela opção Atualizações ainda não funciona bem, por exemplo. Mas, é questão de tempo. Um tempo bem reduzido, espero eu.
Referência: Official Google Blog.
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn