O mapa da amizade entre usuários de diferentes países no Facebook

O Facebook Stories é um site criado pelo próprio Facebook para divulgar histórias e constatações interessantes sobre o uso do serviço. Recentemente, o site publicou um mapa interativo que mostra com quais países os usuários de cada nação mais se relacionam. E não é que algumas descobertas realmente surpreendem?

O mapa funciona de maneira muito simples: cada “bolinha” representa um país; basta então clicar em qualquer uma delas para descobrir, por ordem crescente, quais os cinco países que mais se relacionam com aquela nação no Facebook. Ao clicar na esfera do Brasil, por exemplo, você verá que os usuários daqui fazem mais amizades com pessoas dos seguintes países: Portugal, República Democrática do Congo, Espanha, Argentina e Japão.

Mapa global de amizades no Facebook

Mapa global da amizade no Facebook

Perceba também que o mapa exibe notas de rodapé que tentam explicar as relações que, a princípio, são inusitadas. Por exemplo, para quem é de fora, é difícil compreender a relação entre Brasil e Japão, dada a distância geográfica dos dois países. Mas então a nota explica que os brasileiros são o terceiro maior grupo de imigrantes em terras japonesas. A República do Congo é que é, de fato, uma surpresa: o Facebook relaciona a constatação aos investimentos do Brasil neste país.

De maneira geral, o mapa também consegue mostrar como países com importantes relações históricas – colonizadores e colonizados, por exemplo – mantém laços fortes até hoje. É o que acontece entre Brasil e Portugal, Argentina e Espanha, África do Sul e Reino Unido, entre outros.

São coisas que só mesmo um serviço de alcance global poderia revelar.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn