O clássico e explosivo Bomberman

BombermanQuando falamos de jogos clássicos, nos vem à mente franquias como Mario, Sonic, Pac-Man, Tetris, Final Fantasy, Prince of Persia, Zelda, entre outros. Mas há uma outra franquia tão clássica e presente quanto as mencionadas, mas nem sempre lembrada: estou falando da, literalmente, “explosiva” série Bomberman, da Hudson Entertainment.

A primeira versão de Bomberman foi lançada para o ZX Spectrum e para o MSX em 1983, e tinha o nome Eric and the Floaters nos EUA e na Europa, e Bomber man no Japão. Em 1985, a Hudson lançou Bomberman para o console NES (Nintendo Entertainment System), mas diz a lenda que as personagens do jogo só passaram a ter o visual simpático de hoje em 1990, quando a Hudson lançou Bomberman para o extinto TurboGrafx-16.

Bomberman deu certo porque tem um estilo de jogo viciante. Em poucas palavras, o jogador precisa fazer com que seu personagem percorra um cenário do tipo tabuleiro para abrir passagens, coletar itens que adicionam poderes e, literalmente, explodir seus inimigos. Para isso, deve-se usar bombas para destruir os bloqueios, que podem ter várias formas, como caixas e arbustos. Quando isso é feito, o jogador pode então ocupar o espaço onde estava o bloqueio e executar mais explosões até chegar próximo de seu inimigo. A idéia é posicionar as bombas de forma que o rival não consiga escapar delas, e é aí que está o desafio: é preciso “usar a cachola” para conseguir cercar o inimigo e, ao mesmo tempo, escapar de suas armadilhas, já que ele também tem como objetivo explodir seu personagem. E se você não tomar cuidado, pode acabar explodindo a si mesmo!

Bomberman fez tanto sucesso que, como é de esperar, foi lançado em outros tipos de jogos também. Há, por exemplo, um divertido jogo de kart de Bomberman e uma versão no estilo de Tetris para a franquia. Já foram lançados mais de 60 jogos de Bomberman, para os mais diversos consoles. Há até mesmo versões para telefones celulares. E é claro que os consoles atuais não estão de fora disso: o Xbox 360 já conta com Bomberman: Act Zero (embora esse jogo tenha sido considerado ruim), o Nintendo Wii deve receber Bomberman Land ainda este ano, o PSP conta com pelo menos 4 versões da série, e a Hudson já está trabalhando em uma versão do jogo para o PS3. O Nintendo DS tem pelo menos duas versões dessa clássica série: Bomberman DS, a versão que tenho jogado atualmente (ver foto abaixo), e o mais incrementado Bomberman Land DS.

Bomberman DS

A série Bomberman nunca vez muito sucesso no ocidente, embora também nunca tenha representado um fracasso, apenas é mais popular no Japão. Na verdade, é até um atrevimento falar em fracasso para uma franquia que faz sucesso desde 1983 (caramba, o jogo surgiu no ano em que nasci!) e que está presente em vários consoles. Aliás, tem alguma franquia que supera Bomberman no número de consoles? Eu acho que não, mas a única certeza que  tenho é que a série mais explosiva dos videogames está longe de se aposentar, muito longe…

Referências: Wikipedia, Blog Jumafas.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn