Nokia: N-Gage estará de volta!

Quando a Nokia lançou o N-Gage em 2003, um dispositivo móvel que unia os recursos de um telefone celular com uma plataforma de jogos, muita gente achou a idéia interessante, mas outros ficaram com aquela sensação de “não vai dar certo”. Apesar de ter jogos interessantes, o N-Gage, de fato, não teve o sucesso esperado, razão pela qual a Nokia manteve o projeto vivo apenas até 2005, fechando o ciclo de vida do aparelho (tanto do N-Gage, quanto do N-Gage QD) com mais de 2 milhões de unidades vendidas. Mas agora o N-Gage está de volta…

Mas não na forma de um aparelho. Apesar de não ter alcançado o sucesso esperado – é difícil competir em um segmento dominado pela Nintendo e pela Sony -, a marca N-Gage foi muito difundida. Por essa razão, a Nokia usará esse nome para representar uma plataforma de jogos (que inclui possibilidade de disputas em multiplayer) compatíveis com vários aparelhos de sua linha de smartphones.

O 'finado' N-Gage
O “finado” N-Gage

A Nokia sabe o que está fazendo. Se os jogos para celular nunca tiveram tanto sucesso é assim, isso se deve, em parte, pelas limitações de processamento e pelo tamanho da tela reduzido dos aparelhos. Com os smartphones, essas limitações estão sendo superadas, fato esse que dá uma nova chance para os jogos mais elaborados fazerem sucesso nos dispositivos móveis, tal como ocorre com os consoles portáteis (Nintendo DS e Sony PSP). Se formos mais longe, poderemos notar que o nome N-Gage poderá também ser uma arma para ajudar a Nokia a rivalizar com o “todo poderoso” iPhone.

Referência: The New York Times.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn