MySpace também enfrenta problemas de privacidade

Os problemas relacionados à privacidade, preconceito e crimes na internet não são exclusivos do Orkut, conforme noticiado várias vezes neste blog. O MySpace, o serviço de redes sociais mais conhecido no mundo e líder nos EUA (embora pouco conhecido no Brasil, provavelmente em razão do idioma e da popularidade do Orkut) está tendo que mudar suas regras para melhorar a segurança dos usuários.

Denúncias de crimes ou de atitudes que ferem o direito à privacidade estão aumentando no MySpace. O acontecimento mais recente foi o de uma menina de 14 anos que alega ter sido abusada sexualmente por um rapaz de 19 anos que conheceu nas páginas do serviço. O caso mais conhecido, no entanto, foi o de uma garota americana de 16 anos que fugiu de casa para conhecer um jovem de 20 anos, na Jordânia.

MySpace

Entre as novas normas de segurança que podem ser implantadas no MySpace, está uma que proibe o contato de maiores de 18 anos com adolescentes de 14 e 15 anos, a menos que se conheça o e-mail ou o nome e sobrenome do jovem. Além disso, as páginas do serviço exibirão publicidade de acordo com a faixa etária do usuário, fazendo com que propagandas sensuais não sejam exibidas a menores, por exemplo.

Na internet, as redes sociais são as que mais se aproximam das formas de convívio do “mundo real”. Assim como em nosso dia-a-dia encontramos perigos, é de se esperar que isso também exista no mundo virtual, quando este reflete o verdadeiro. Aos usuários recentes da internet, especialmente os mais jovens, é necessário ter na “grande rede” a mesma disposição a cuidados que se tem nas ruas.

Os problemas de privacidade na internet, não só no Orkut e no MySpace, estão longe de serem resolvidos, por isso, todo cuidado é pouco.

Links relacionados: Dicas de Segurança; Dicas de Privacidade.

Referência: Infobae.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn