MWC 2012: Nokia 808 PureView e sua câmera de 41 megapixels!

O Nokia 808 PureView é uma das várias novidades do Mobile World Congress 2012 (MWC 2012), evento sobre mobilidade que acontece durante esta semana em Barcelona, na Espanha. O dispositivo poderia se passar facilmente como mais um mero smartphone da Nokia, não fosse por um detalhe: sua câmera tem sensor com capacidade de 41 megapixels!

Nokia 808 PureView
808 PureView – Imagem por Nokia

A princípio, um aparelho assim parece exagero. Talvez seja mesmo, mas a Nokia dá uma boa justificativa: o 808 PureView é capaz de condensar sete pixels em um só (oversampling) de forma a melhorar sensivelmente a qualidade da imagem. Isso é interessante porque permite a aplicação de zoom na foto sem perca de luminosidade, mesmo quando zoom digital é utilizado, tipo que normalmente é a única opção nos celulares.

Este, na verdade, é o modo que a Nokia chama de PureView Pro, que é capaz de gerar imagens de até 8 megapixels. Mas, se alguém quiser criar fotos sem oversampling e aproveitar o máximo possível de megapixels (neste caso, limitado a 38 megapixels), também é possível. Para ajudar ainda mais no quesito qualidade, o dispositivo utiliza lente Carl Zeiss (24 mm f2.4).

Com todo este potencial, é claro que o Nokia 808 PureView também é capaz de gravar vídeos, no caso, com resolução de até 1080p e zoom de até 4X sem perda de qualidade, além de áudio Dolby Digital Plus 5.1, características que devem agradar em cheio a turma que gosta de gravar shows.

Quanto ao hardware, o Nokia 808 PureView conta com processador de 1,3 GHz (apenas um núcleo), 512 MB de memória RAM, tela AMOLED de 4 polegadas e resolução 640 x 360 pixels, 16 GB para armazenamento interno de dados (expansível com cartão microSD) e bateria de 1.400 mAh.  No aspecto da conectividade, o aparelho possui Bluetooth 3.0, Wi-Fi, A-GPS, NFC, rádio FM, porta micro-USB 2.0 e conexão HDMI.

O sistema operacional é o Symbian Belle, que eu considero a principal deficiência deste modelo. Como a Nokia está lançando smartphones com Windows Phone, deveria deixar a plataforma Symbian para os aparelhos mais baratos da marca. Não que o Symbian Belle seja ruim, mas estamos falando de uma plataforma “condenada à morte” e que afasta os usuários mais exigentes.

Ainda não se sabe quando e se o Nokia 808 PureView será lançado no Brasil, mas deverá chegar à Europa entre abril e junho de 2012, com preço estimado em 450 euros. Por lá, o dispositivo será oferecido em três cores: vermelho, preto e branco.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn