Mini-review: com vocês, o Opera 10!

Opera 10

A Opera Software prometeu lançar o navegador Opera 10 em 1º de setembro (2009) e assim o fez. Antes de escrever esse texto, passei cerca de uma hora fazendo testes no browser e olha, gostei bastante do que vi. O Opera 10 está leve, tem visual sóbrio e elegante (que pode ser mudado com skins), renderizou perfeitamente todos os sites que visitei, fez downloads de torrents normalmente (é, eu uso o Opera para isso) e se mantém como um software fácil de se utilizar, mesmo sendo rico em funções.

Mas, vamos conhecer as novidades, né? O principal recurso do Opera 10 é o Turbo, uma funcionalidade que ajuda o usuário a ter navegação mais rápida em conexões lentas à internet (acesso discado, por exemplo). Quando ativado, o Opera Turbo faz uso de alguns macetes para reduzir o “peso” das páginas, diminuindo a qualidade das imagens, por exemplo. Ativar o Opera Turbo é fácil: basta clicar em um ícone localizado no canto inferior esquerdo da janela do navegador. Já adianto que não vale a pena utilizá-lo se seu acesso à internet for rápido…

Um recurso que gostei bastante no Opera 10 é a possibilidade de ver miniaturas das páginas abertas em suas respectivas abas. Ativar essa funcionalidade é fácil: logo acima da barra de endereços, há uma linha com três pontos no centro. Dê dois cliques nessa linha e pronto, as abas aumentarão de tamanho e exibirão as referidas miniaturas. É um recurso especialmente interessante para quem, como eu, fica “perdido” quando a quantidade de páginas abertas é grande.

Abas com miniaturas
Abas com miniaturas

Vale destacar que o Opera 10 também tem abas laterais. Elas servem, essencialmente, para dar acesso aos principais recursos do navegador, como histórico, downloads, links (favoritos), widgets e outras mais que o usuário inserir. Para ativar ou desativar as abas laterais, basta clicar no botão à esquerda, na barra de abas horizontais.

Abas laterais
Abas laterais

O Opera 10 também tem novidades no Speed Dial, recurso que mostra nas abas vazias e recém-abertas “janelinhas” onde você pode acessar, com um clique, os seus sites preferidos. Agora, você pode escolher várias opções de tamanho da matriz de “janelinhas”. Também é possível alterar o plano de fundo do Speed Dial para a imagem que você quiser. Efetuar essas alterações é muito simples: basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer ponto da área do Speed Dial e clicar em Configurar Speed Dial.

Speed Dial normal
Speed Dial normal

Speed Dial personalizado
Speed Dial personalizado

E o Opera 10 ainda oferece outros recursos, como corretor ortográfico (por padrão, só vem com dicionário em inglês), aprovação no teste Acid3, além de funcionalidades já conhecidas, como compatibilidade com widgets, cliente de e-mail, cliente de BitTorrent, leitor de feeds RSS, entre outros. O Opera 10 só ficou devendo mesmo uma integração com o Opera Unite, que era uma das expectativas da nova versão.

Para baixar o Opera 10, o link é este aqui. Há versões para Windows, Mac OS X, Linux e outros sistemas operacionais 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn