Mini-review: adaptador conecta HD IDE ou SATA em porta USB
Na semana passada recebi um press-release que me chamou a atenção: a nota divulgava um adaptador distribuído no Brasil pela Comtac que permite conectar HDs IDE (ou PATA, se preferir) e SATA diretamente em uma porta USB do computador. Achei a ideia tão simples e, ao mesmo tempo, tão útil que resolvi pedir o produto para testá-lo.
O adaptador em si é uma pequena caixinha que contém um conector IDE para discos de 3,5″/5,25″, um conector IDE para unidades de 1,8″/2,5″ (isto é, para HDs de laptops), um conector SATA acompanhado de cabo e um conector USB, também acompanhado de cabo. A ideia aqui é absolutamente simples: pegue um HD qualquer, conecte-o ao encaixe correspondente do adaptador e ligue este último ao computador através da porta USB.
Kit contém fonte (1) com cabo de alimentação (2), adaptador com cabo SATA (3), cabo USB (4)
e CD com drivers para Windows 98 (5)
Pronto? Quase. Como os HDs consomem bastante energia, é necessário ligá-lo a uma fonte de alimentação. Felizmente, o adaptador é acompanhado de uma que funciona tanto em 110 quanto em 220 volts e que conta com conectores para unidades IDE e SATA. O cabo dessa fonte possui um botão On/Off para ligar e desligar o HD. De acordo com o manual do produto (infelizmente, disponível só em PDF), HDs de 1,8″/2,5″ não necessitam dessa fonte.
Com o HD ligado à fonte de alimentação e ao adaptador, basta conectar este último na porta USB. Em alguns segundos o sistema operacional reconhecerá o disco rígido e você poderá acessar normalmente a unidade. Fiz testes utilizando o Windows XP, o Windows Vista, o Windows 7 e o Ubuntu 9.04. Em todos esses sistemas o HD foi devidamente reconhecido.
HD SATA conectado ao adaptador
A taxa de transferência de dados foi bastante razoável. Utilizei em meus testes um arquivo .iso com cerca de 2 GB. Com um HD SATA de 160 GB da Western Digital, a velocidade ficou em torno de 35 MB/s (megabytes por segundo) no Windows XP, 40 MB/s no Windows Vista e no Windows 7, e 30 MB/s no Ubuntu. Utilizando um surrado HD IDE Maxtor de 40 GB, a taxa de transferência girou em torno de 25 MB/s em todos esses sistemas operacionais.
HD IDE (PATA) ligado ao adaptador
Gostei bastante do adaptador. Você pode estar se perguntando qual a vantagem de utilizar um desses se há no mercado vários cases que permitem a um HD convencional se tornar um HD externo. Simples: baixo custo. O preço do kit contendo o adaptador e seus acessórios gira em torno de 80 reais (e ainda há garantia de um ano do fabricante). Para quem deseja, por exemplo, “dar vida” a um velho HD para utilizá-lo para backup, é uma solução bastante barata. Além disso, também é possível utilizar o adaptador para conectar unidades de CD/DVD, característica que é particularmente interessante a quem utiliza laptops que não contam com esse acessório.
Adaptador: cada lado do dispositivo conta com um conector diferente
Se você se interessou pelo adaptador, pode encontrá-lo à venda em lojas de informática. Mas, se não conseguir, sugiro que entre em contato com a Comtac para obter o endereço de algum revendedor 😉
OBS.: antes que alguém fale alguma coisa, adianto que não, este não é um texto pago. Eu achei a proposta do adaptador muito boa e pedi um emprestado para testes.
Emerson Alecrim
26 de maio de 2009 às 18:08
Eu tenho um desses (não sei se é da Comtac, creio que não), e uso para ligar em um gravador de DVDs, já que meu notebook não tem um. Funciona direitinho e sem problemas.
27 de maio de 2009 às 8:53
Eu jah usei uma gaveta que estragou os pinos do meu hd, sorte que eu consegui desentortar … Acho q vou comprar um desse ai….
27 de maio de 2009 às 20:49
Emerson
Eu posso ligar dois hds nesse adaptador, tipo um sata e outro ide? Ou só da para ligar um hd por vez?
27 de maio de 2009 às 22:29
Renato, eu não testei dois HDs ao mesmo tempo, mas certamente a resposta é ‘não’. Se isso fosse possível, provavelmente o fabricante avisaria.
28 de maio de 2009 às 3:12
Yves, bonjour,
J’ai acheté l’an dernier un dispositif semblable mis sur le marché par Conceptronic.
Je n’ai pas pensé te le faire voir, je vais faire des photos et te les faire parvenir.
31 de maio de 2009 às 11:33
Valeu Emerson. Só mais uma pergunta. Tem que desligar o pc para tirar o hd ou eu posso tirar com o pc ligado mesmo?
31 de maio de 2009 às 22:59
Renato, você pode conectar e desconectar o HD com a máquina ligada. A fonte de alimentação do adaptador tem um botão de liga/desliga. Com isso, você pode desligar o HD e, em seguida, desconectá-lo da máquina.
8 de junho de 2009 às 13:23
Boa tarde Emerson,
Adorei esse produto, era justamente o que eu estava precisando,
porém não sabia se existia um adaptadopr desse. Tenho só uma dúvida: Ele funciona em MAC Sistema OsX Leopard? Se funcionar vc acabou de me salvar!!! Obrigado
8 de junho de 2009 às 13:27
Lucas,
Eu uso no Mac OS X Tiger (que é anterior ao Leopard) sem problemas, então acho que você conseguiria na boa.
Só lembre que se for ligar um HD formatado em NTFS, o Mac não conseguirá ler/escrever nele sem drivers proprietários.
9 de junho de 2009 às 12:17
Lucas, apenas para complementar a resposta do Wilerson: a embalagem do produto informa que há compatibilidade com o Mac OS, mas é importante observar o detalhe do NTFS, conforme o Wilerson destacou.
19 de junho de 2009 às 15:19
BACANA ^^
to fazendo curso de redes de computadores no senai e esse site ta me ajudando…^^
4 de setembro de 2009 às 23:06
Boa noite, possuo um notebook Acer Aspire One (o mesmo naum possui unidade otica) que estou precisando formatar, será que posso ligar um leitor de cd ou dvd atraves deste adaptador, dar boot e instalar o windows? Obrigada
7 de setembro de 2009 às 18:20
Teoricamente, pode, Thiago. O que pode impedir o procedimento é a ausência de boot via USB do notebook. É melhor checar no manual do equipamento se há alguma orientação sobre isso.
6 de outubro de 2009 às 14:40
Fiz a ligação desse adaptador que cita, em um drive de cd para usalo como externo na formatação de um netbook. O que ocorre é que mesmo tendo a opção de bott via usb na bios, o cdrom é reconhecido apenas depois que o windows inicializa, e não durante o boot. Necessita a instalação de algum software para o reconhecimento do adaptador no boot?
26 de outubro de 2009 às 16:52
comprei um desses mas nao consigo usar n sei pq uso windows xp ligo ele o windows faz aquela zuada de que algo foi conectado no usb mas nao aparece na partição alguem sabe pq?
26 de outubro de 2009 às 17:14
Esse funciona bem, só que a única coisa que não funciona é colocar hd de notebook ide.
Não vai de jeito nenhum.
28 de outubro de 2009 às 14:30
boa tarde emerson
comprei um cabo desses, mas infelismente meu xp não reconhece nem com hds nem com cds
estou procurando a solução e ainda não encontrei, mais ou menos uma semana, mandei email ao fabricante e eles so me mandaram um manual com a instalação basica, estou sem saber o q fazer, talvez vc possa me dar uma dica
desde ja agradeço a atenção
5 de fevereiro de 2018 às 18:26
Ola Emerson, achei interessante seu post. Eu gostaria de saber duas coisas. A primeira é se vc sabe se serve para mac os x? e a segundo é de saber se pode ler hd externo de 4TB? Obrigado.