Microsoft Photosynth: crie ambientes 3D baseado em fotos

Suponha que você queira vender um carro pela internet. Para torná-lo mais atraente, você tira várias fotos do veículo – tanto da parte externa como da parte interna – e faz pequenos vídeos. Aí você pensa: o meu carro é realmente bom, não é todo dia que vemos um carro vermelho com bolinhas amarelas por aí, seria ótimo se houvesse uma forma mais “real” e menos convencional de mostrá-lo na Web. E não é que a Microsoft lançou um serviço que pode muito bem servir a esse caso? Estou falando do Photosynth.

O Photosynth é um serviço de álbum de fotos on-line, só que bem diferente dos álbuns tradicionais. Ao invés de simplesmente exibir as imagens do usuário, o Photosynth utiliza fotos tiradas em um mesmo ambiente e de forma seqüencial para montar uma espécie de visualização 3D. Assim, no caso do carro, bastaria tirar fotos do veículo começando, por exemplo, pela parte da frente, depois indo para a lateral direita, em seguida para a traseira e, por fim, para a outra lateral. Ah, e se você quiser mostrar algum detalhe que é melhor visualizado de perto – um desenho nas calotas, por exemplo -, basta tirar fotos mais aproximadas do ponto em questão. Quando o synth, isto é, a montagem (quase) tridimensional for montada, o usuário poderá ver esse ponto como se estivesse dando um zoom.

Interessante, não? O vídeo abaixo mostra mais detalhes. Caso você queira experimentar o Photosynth (o serviço é gratuito, requer apenas uma conta no Live ID – você já a tem se utiliza Hotmail ou Windows Live Messenger, por exemplo), é importante ver o vídeo, pois ele mostra as condições necessárias para que o Photosynth faça montagens boas:


Video: Tutorial do Photosynth legendado

Pelo vídeo, dá para entender como o Photosynth pode ser útil, não? É possível (além de vender um carro) mostrar detalhes de uma casa, de uma exposição de quadros, de uma maquete, de uma obra de arte, de um ponto turístico, enfim, é só soltar a criatividade, tirar as fotos e enviá-las ao site do Photosynth para que o serviço faça a montagem.

Para utilizá-lo, é necessário instalar um plugin de cerca de 8 MB para o Internet Explorer 7 ou para o Firefox 2 e 3, além de utilizar sistema operacional Windows XP ou Vista. Sim, embora seja um serviço on-line, pelo menos por enquanto, não é possível visualizá-lo no Mac ou no Linux, o que é uma pena. Com o plugin instalado, você poderá ver, criar e até compartilhar synths facilmente, colocando-os de forma embutida em seu blog, por exemplo. Ah, e para isso, você contará com 20 GB de espaço no Photosynth para armazenamento das imagens.

Achei a idéia muito bacana. Embora não se trate necessariamente de um conceito novo, a maneira simples com a qual é possível utilizar o Photosynth o torna muito atraente e cria infinitas possibilidades de uso. Já que no início deste texto usei como situação de exemplo a venda de um carro, abaixo mostro um synth que exibe detalhes internos de um Honda Civic (possivelmente não visível para quem lê este texto através de RSS):

Fantástico, não? Para mais detalhes e para download do plugin, acesse o site oficial do Photosynth. Neste link, é possível baixar um guia detalhado de utilização do serviço em português 😉

Referência: Galileu Vieira.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn