Microsoft Surface: a nova aposta da gigante de Redmond

A companhia de Bill Gates acaba de anunciar sua mais nova tecnologia: O Microsoft Surface, segundo a empresa, um produto inovador e que vem sendo trabalhado há cinco anos. Trata-se de uma tela de 30″ com tecnologia “MultiTouch”, isto é, sensível a múltiplos toques. Nela, você pode manipular os objetos e as informações exibidas usando as duas mãos ao mesmo tempo.

No site oficial do Microsoft Surface é possível ver vídeos e ilustrações que mostram as aplicações do produto. Um dos filmes exibe uma mulher organizando fotos empurrando-as com as mãos, como se estas estivessem em uma mesa, quando, na verdade, as imagens estão dentro da tela.

Exemplo de uso do Microsoft Surface

As aplicações para essa tecnologia são inúmeras. Só para dar um exemplo mais amplo, imagine que você pudesse utilizar qualquer recurso mostrado agora na tela de seu computador usando apenas os dedos, seja para pressionar botões, aumentar ou diminuir o tamanho de uma janela, executar uma música no seu tocador de áudio, enfim.

O Microsoft Surface se mostra como um dispositivo muito interessante, mas não é tão inovador assim. Na verdade, os conceitos por trás da tecnologia já vendo sendo estudados há algum tempo. É possível constatar isso neste site. Além disso, a Nintendo registrou uma patente em 2006 que trata da utilização de “MultiTouch” em consoles portáteis, o que fez muita gente suspeitar que o próximo Nintendo DS terá essa tecnologia.

A grande sacada da Microsoft foi associar em seu produto a tecnologia de múltipla sensibilidade ao toque a aplicações reais. Se o Microsoft Surface vai revolucionar a forma como as pessoas usam o computador, eu não sei, mas não dá para negar que vai causar interesse tanto em empresas quanto em usuários domésticos. Em seu anúncio, a Microsoft já indica uso prático do Surface em restaurantes, hotéis, cassinos e estabelecimentos relacionados.

Para os simples mortais, é necessário ter bons motivos para adquirir a novidade da Microsoft: quando for lançado, o Surface terá preço equivalente a 10 mil dólares! A empresa espera abaixar esse valor com o tempo, mas como estamos falando de Microsoft…

Para saber mais, visite o site oficial do Microsoft Surface.

Referências: Microsoft PressPass, CNET News.com.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn