Microsoft lança, oficialmente, serviço de busca Live.com

Um dos grandes sonhos da Microsoft é ocupar a posição de principal site de busca do mundo, “cargo” ocupado atualmente com maestria pelo Google. Nesse tipo de serviço, a Microsoft sequer chega em segundo, ficando atrás do mecanismo de busca do Yahoo!. Numa tentativa de melhorar sua posição, a empresa acaba de lançar o site Live.com.

O novo buscador vem para substituir o MSN Search e, embora não tenha nada que vá atrair muita gente rapidamente, posso dizer que o serviço foi bem feito, especialmente na pesquisa por imagens. Veja algumas características que se destacam:

:: Interface limpa e funcional;
:: Pesquisa em notícias;
:: Controle fácil de zoom nas buscas de imagens;
:: Possibilidade de ver detalhes das imagens simplesmente passando o mouse sobre elas;
:: Pesquisa em feeds RSS, embora essa opção esteja um pouco escondida;
:: Opção de integrar o Live.com a um serviço de página inicial personalizada.

Live Search

Em relação aos resultados das pesquisas, o Live.com não faz feio, mas não conseguiu ser melhor que o Google. Este continua oferecendo os resultados mais relevantes ao usuário e parece indexar um maior número de páginas.

O Live.com talvez aumente a base de usuários de busca da Microsoft, mas não vai ser nada que ameace a hegemonia do Google. Os algoritmos de busca deste estão anos-luz à frente de seus concorrentes. Além disso, a maioria dos internautas já está acostumada com o modo de funcionamento do Google. Por fim, a empresa sediada em Mountain View tem uma imagem pública muito melhor que a da Microsoft (pelo menos aos internautas mais assíduos), característica extremamente ligada a um fator importante: confiança.

Referência: The Inquirer ES.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn