Microsoft ensina a desinstalar o WGA

No próprio Blog InfoWester foi possível acompanhar a polêmica causada pelo WGA (Windows Genuine Advantage), programa da Microsoft que exibe regularmente uma mensagem que informa que a versão do Windows XP instalada no computador é pirata, caso esta, de fato, não seja original.

Mais tarde, descobriu-se que o programa recolhe informações do computador e as envia periodicamente à Microsoft, mesmo se a versão do Windows XP usada for original. Além disso, muitos usuários que possuem cópias legítimas receberam a tal notificação.

Diante de tanta polêmica e após o surgimento de várias soluções para desinstalar o WGA, a própria Microsoft publicou um artigo que ensina a remover o programa. As instruções estão disponíveis neste link (em vários idiomas, inclusive português). Vale ressaltar, no entanto, que o tutorial da Microsoft deixa claro que os procedimentos fornecidos são direcionados às versões “piloto” do WGA, isto é, versões que recebem numerações que vão de 1.5.0527.x a 1.5.0532.x.

Isso indica que a empresa de Bill Gates pretende levar adiante seu trabalho com o WGA. Tenho a ligeira impressão de que tudo isso está servindo de testes para que a Microsoft tenha mais controle sobre o futuro Windows Vista, já que a empresa deixou claro que esta será a versão mais protegida contra a pirataria.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn