Microsoft apresenta nova solução de DRM

Você gosta de compartilhar as músicas ou os vídeos que estão em seu tocador com seus amigos? Pois se gosta, saiba que há gente que não acha isso nem um pouco legal (literalmente falando) e quer que você pague por cada cópia de música ou vídeo que recebe ou compartilha. É claro que estou falando das gravadoras.

Pensando nisso, a Microsoft apresentou recentemente no congresso 3GSM, sua mais nova solução de DRM (Digital Rights Management): o PlayReady. Essa ferramenta tem como objetivo controlar a distribuição de arquivos entre dispositivos móveis (celulares, palmtops, tocadores de áudio, etc).

O PlayReady atua em um esquema denominado “domínio”, que permite a comunicação entre vários aparelhos, e cobra por cada arquivo compartilhado entre eles. Assim, o usuário poderá distribuir músicas e vídeos normalmente, mas pagará por isso.

O mais interessante é que o sistema poderá funcionar em qualquer aparelho, não só no Zune (tocador da Microsoft) ou em dispositivos que usam uma versão do Windows Mobile. Legal (literalmente falando), né?

Referência: ZDNet.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn