Microsoft anuncia Silverlight 1.0 e compatibilidade com o Linux
A Microsoft acaba de anunciar o Silverlight 1.0. Para quem não sabe, trata-se de uma tecnologia criada para competir com o Adobe Flash, principalmente em aplicações de vídeo (sites como YouTube e Metacafe utilizam Flash em seus vídeos).
Uma das coisas que chamaram a atenção nesse lançamento, é o anúncio da compatibilidade com o sistema operacional Linux. Isso é possível graças a um acordo feito entre a Microsoft e a Novell. A implementação foi feita através do projeto Mono, e recebeu o nome de Moonlight.
A atitude de tornar o Silverlight compatível com o Linux indica que a Microsoft está mesmo determinada em fazer sua tecnologia prosperar. Isso é reforçado não apenas por esse aspecto, mas também pelo fato da Microsoft prometer recursos de áudio e vídeo mais sofisticados no Silverlight.
Será que chegou o momento da Adobe se preocupar com o futuro da tecnologia Flash? Conseguirá a Microsoft arrasar com o Flash, tal como fez com o navegador Netscape em seu auge?
Eu acredito que não. Para que a tecnologia Silverlight consiga aniquilar o Flash, terá que contar com apoio externo, principalmente de sites de vídeos. Neste ponto, a utilização no Silverlight no YouTube seria essencial, mas provavelmente o Google não vai querer dar esse “presente” à Microsoft. Mas que o Silverlight vai fazer barulho, vai…
Para saber mais, visite o site oficial do Silverlight.
Referência: CNN Money.com, Microsoft PressPass.
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn