Microsoft anuncia o Zune, sua resposta ao iPod

É impossível falar de tocador de áudio digital sem lembrar do iPod, da Apple, uma verdadeiro fenômeno de vendas. A Microsoft, com sua ideologia de não ficar para trás em nenhum segmento que envolva computação, acaba de confirmar os rumores que se espalharam pela internet nos últimos dias: lançará um concorrente ao iPod, o Zune.

O aparelho, aparentemente, terá uma versão do Windows customizada e, assim como ocorre com o iPod através do iTunes, terá uma ferramenta especial para a distribuição e a transferência de músicas entre o computador e o tocador. Pela aparência do produto e por sua tela avantajada (que lembra as telas dos palmtops), o Zune certamente executará vídeos também. No entanto, devo ressaltar que a imagem acima é uma das que estão sendo distribuídas pela internet, mas não se sabe ao certo se é o produto da Microsoft.

Na minha opinião, o Zune tem tudo para fazer sucesso, mas acho pouco provável que detenha o iPod. Primeiro porque este último já possui uma base consolidada de usuários. Segundo porque a Microsoft tem o péssimo hábito de falar primeiro ao invés de fazer, tal como acontece com seu sistema de busca, que a empresa insiste que um dia ultrapassará o Google sem, no entanto, dar qualquer indicativo convincente das chances disso acontecer.

O Zune deverá ser lançado no final do ano (2006), estrategicamente para as vendas de Natal.

Referência: Seattle Times.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn