Mais sobre o projeto de cobrança de impostos sobre e-mail e SMS na Europa

Conforme mostra este post, um projeto foi apresentado ao Parlamento Europeu com o intuito de se cobrar impostos sobre e-mails e mensagens SMS nos países da União Européia. No entanto, de acordo com o site El Mundo, a proposta tem um erro.

O deputado francês Alain Lamassoure, membro do partido UMP, do qual faz parte o presidente da França Jacques Chirac, lançou a proposta no último dia 9, durante uma reunião em Bruxelas (capital da Bélgica), realizada com o intuito de avaliar meios de melhorar a arrecadação financeira da União Européia.

Segundo a notícia do El Mundo, Lamassoure sugeriu a cobrança de 1,5 centavo de euro para cada 15 centavos que as operadoras de telefonia celular cobram por mensagem SMS, ou seja, a taxa seria cobrada sobre as operadoras e não sobre os clientes.

A cobrança por mensagens de e-mail foi mencionada erroneamente por Lamassoure (!!!). Curioso é que essa justificativa só veio à tona quando em muito se debateu essa questão em blogs e fóruns na internet.

Político é político em qualquer lugar…

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn