Mais novidades no InfoWester

Logotipo do InfoWesterVocê certamente percebeu que o Blog InfoWester não recebeu nenhum texto nos últimos dias. Não, isso não quer dizer que relaxamos nos cuidados com o site, pelo contrário. Esses últimos dias foram de muito trabalho por aqui, mas nos bastidores. Arrumamos algumas coisas que estavam fora do lugar, iniciamos a revisão de alguns artigos e, principalmente, implementamos alguns recursos. Eis os mais importantes:

– ao acessar qualquer página do InfoWester (que não seja o blog e o fórum), você verá no topo da página dois links: um de nome “ir para o conteúdo” e outro chamado “ir para o menu”. Conforme a página de ajuda explica, estes links servem para auxiliar pessoas portadoras de deficiência visual que utilizam programas que fazem a leitura das páginas da internet para elas. Quando o primeiro link é acionado, o programa começará a ler o conteúdo principal da página de forma direta, sem ler antes todos os textos e links anteriores. O segundo link, por sua vez, direciona o programa para os links existentes no menu à esquerda das páginas do InfoWester, isto é, o menu que dá acesso às seções do site;

– Estamos implementando um recurso que permitirá a impressão de nossos artigos. Em poucos dias essa funcionalidade já estará disponível. Por ora, já há um link de impressão nos textos do blog (graças a este plugin). Além disso, se você olhar a seção Recursos aí na coluna da direita, verá que há um link de nome “Imprimir últimos posts”. Trata-se de um plugin fornecido pela HP que gera um arquivo PDF de todos os textos do blog gerados nos últimos trinta dias. Esse recurso é particularmente útil para ler os posts em um notebook ou PDA durante uma viagem, por exemplo;

– Para facilitar a vida das pessoas que passam pelo InfoWester, mas tem pouco tempo para ficar navegando no site, criamos uma página que indica todas as formas disponíveis para acompanhar as atividades existentes aqui.

Em relação ao primeiro item, que trata da acessibilidade do site aos deficientes visuais, recebemos nada menos que 12 e-mails de pessoas que acharam que é nosso dever implementar essas funcionalidades. Pois estão certas! Creio que todas elas assistiram ao vídeo disponibilizado pelo site Acesso Digital que mostra a dificuldade que as pessoas que não enxergam têm em navegar pela internet. Note que esse recurso ainda está em testes, mas esperamos deixá-lo 100% funcional muito em breve. A Erika Sarti, que está trabalhando nisso, planeja falar sobre isso em um artigo futuro.

Os recursos para facilitar a impressão de nosso conteúdo é um pedido antigo dos usuários do InfoWester. Somente neste ano, recebemos 18 e-mails solicitando a implementação dessa funcionalidade. Finalmente estamos trabalhando nisso. Resta aguardar mais alguns dias para todos os nossos artigos terem uma versão otimizada para impressão.

Seria injustiça da minha parte encerrar esse post sem antes agradecer a todas as pessoas que se dão ao trabalho de nos enviar mensagens com críticas, reclamações, sugestões e até elogios. Como é perceptível nos parágrafos acima, a participação de nossos usuários é fundamental para que o InfoWester continue cumprindo sua missão. Agradeço a todos, de verdade!

E se você tiver algo a nos dizer, fique à vontade. Nos envie um e-mail, publique sua mensagem no fórum, comente este texto, enfim. Não posso garantir que tudo o que você sugerir será realizado, mas garanto uma coisa: seu recado será lido, analisado e respondido.

Mais uma vez, obrigado! Voltemos agora à nossa programação normal 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn