Dica de livro: Aperte o F5, de Satya Nadella (CEO da Microsoft)

A Microsoft teve Bill Gates como CEO até 2000, depois a função foi assumida por Steve Ballmer que, por sua vez, passou o bastão a Satya Nadella em 2014. Até então, o empresário, de origem indiana, não era muito conhecido. Mas ele tem uma longa trajetória na Microsoft e conta tudo no livro Aperte F5, leitura recomendada para quem deseja empreender ou se interessa pelo mundo dos negócios.

Aperte o F5 - Satya Nadella

Não é nada surpreendente que Bill Gates tenha sido líder da Microsoft durante tanto tempo, afinal, ele é um dos fundadores da companhia. Steve Ballmer também é uma figura que faz parte da história da gigante. Ele foi contratado em 1980, cerca de cinco anos após a fundação da Microsoft, e sempre fez parte do alto escalão, razão pela qual a substituição de Bill Gates por ele foi um processo praticamente natural.

Mas onde Satya Nadella se encaixa nessa história? Depois de passar pela Sun Microsystems (a companhia foi comprada pela Oracle e não existe mais), o empresário começou a trabalhar na Microsoft em 1992. Ao longo da sua trajetória, ocupou diversos cargos de decisão.

Um dos papéis mais importantes de Nadella foi o de ajudar a Microsoft a montar as suas divisões de serviços nas nuvens, como a plataforma Azure. Hoje, elas respondem por boa parte da receita da companhia.

Como CEO, Nadella ajudou Microsoft a perder a imagem negativa que carregava há alguns anos e a se transformar em uma companhia completamente adaptada aos atuais cenários de internet e mobilidade. Como ele fez isso? Essa é umas histórias que Satya conta em seu livro.

Em outras partes da obra, Satya Nadella relata a sua infância na Índia, a mudança para os Estados Unidos, a chegada à Microsoft e a ascensão que o levou a ocupar o cargo mais importante da companhia.

Satya Nadella

Satya Nadella (Imagem por Microsoft)

Aperte o F5: A transformação da Microsoft e a busca de um futuro melhor para todos é um livro de leitura fácil e relativamente rápida (tem 264 páginas), e que pode dar lições preciosas para quem sabe que empreender é muito mais do que ter uma boa ideia: é lidar com as dificuldades que surgem de todos os lados.

Para quem quiser conferir, o Blog da Microsoft Brasil disponibilizou o sexto capítulo gratuitamente. Aperte o F5 já está à venda na Amazon e em outros livrarias.

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn