Lançado o Ubuntu 6.06

A versão 6.06 da distribuição Linux Ubuntu acaba de ser lançada oficialmente. Também chamada de Ubuntu Dapper Drake, a nova versão já está disponível para download no site da Canoninal (empresa responsável por seu desenvolvimento) e pode ser pedida gratuitamene através do serviço ShipIt (requer um rápido cadastro).

Entre as novidades do sistema estão o Gnome 2.14.1, o OpenOffice 2.0.2, o GCC 4.0.3 e o X.org 7.0, além de recursos como inicialização mais rápida, reprodução de vídeo melhorada e instalador gráfico intuitivo.

Se optar pelo download, muitos notarão a existência de dois tipos de CD:

Desktop CD: permite testar o Ubuntu 6.06 diretamente do CD e faz a instalação do sistema por modo gráfico;

Alternate CD: faz a instalação do sistema operacional através de interface em modo texto.

O lançamento do Ubuntu 6.06 conta com comemorações festivas em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Para fazer o download do Ubuntu, clique aqui. Se preferir pedir CDs, basta acessar o ShipIt. Usuários da versão 5.10 do Ubuntu contam com um recurso que permite a atualização do sistema. Para isso, basta seguir as orientações presentes nesta página. Também é possível baixar as versões especiais do Ubuntu, como Kubuntu e o Edubuntu.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn