Kingston SSD Manager é um app que monitora seu SSD da marca

Se você tem um SSD da Kingston, atenção para esta dica: a fabricante fornece um aplicativo chamado Kingston SSD Manager que analisa e monitora vários aspectos da unidade. Com o software é possível, por exemplo, ter uma noção da vida útil restante do SSD.

De acordo com Iuri Santos, gerente de tecnologia da Kingston no Brasil, “isso é feito através de uma barra de desgaste do SSD que começa em 100% e vai reduzindo na medida em que o chip NAND Flash é utilizado, até chegar em 0% de sua vida útil”.

SSD da Kingston

SSD da Kingston

Mas o aplicativo vai além disso. Ele também identifica com precisão o modelo e a capacidade de armazenamento de dados da unidade e informa o número do firmware em uso, bem como se há uma versão nova deste disponível para instalação.

Além disso, o Kingston SSD Manager fornece vários dados sobre a “saúde” do SSD (Healthy indica que está tudo ok) e dá alertas sobre o risco iminente de falha (se houver) para que você possa tomar alguma providência a tempo (como substituir a unidade).

Nesse sentido, merece destaque a barra SSD Wear Indicator. Ela indica o nível de desgaste real do SSD. A empresa explica que a unidade funcionará normalmente até chegar em 1%. Para a maioria dos usuários, levará anos para esse nível ser atingido. De todo modo, é uma boa ideia buscar um SSD de reposição quando a porcentagem ficar baixa demais.

Kingston SSD Manager

Kingston SSD Manager

O Kingston SSD Manager está disponível no site da empresa, gratuitamente. A ferramenta é compatível com Windows 10, Windows 8.1 e Windows 8 (no momento, não há versões para outros sistemas operacionais) e só funciona com unidades da Kingston. É preciso ter o modo AHCI ativado no BIOS do computador.

Links relacionados:

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn