Japão concede prêmio aos “pais” da internet
Vinton Gray Cerf e Robert Elliot Kahn foram selecionados para receber o prêmio Japan Prize 2008, uma importante cerimônia realizada anualmente pelo imperador do Japão em homenagem àqueles que fizeram grandes contribuições à ciência e ao mundo.
Dr. Cerf à esquerda e Dr. Kahn à direita – Imagens por Japan Prize
Vinton Gray Cerf, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Google, e Robert Elliot Kahn (também conhecido como Bob Kahn), atualmente presidente da CNRI, são considerados os “pais” da internet por terem desenvolvido o protocolo TCP/IP. No caso, Kahn trabalhou na concepção do TCP (Transmission Control Protocol), enquanto que Cerf focou seus esforços no IP (Internet Protocol).
Eis um trecho da declaração existente na página do Japan Prize:
Os doutores Vinton G. Cerf e Robert E. Kahn criaram o conceito fundamental de “rede”, que logo atingiu uma escala mundial para se converter na internet. Também inventaram o protocolo de comunicação que possibilita a existência desse conceito. Como resultado, são considerados hoje os “pais da internet”. Graças à sua contribuição, nasceu uma sociedade em rede, um feito sem precedentes na história que amplia o espaço de vida entre os homens e se firma como a base de uma globalização sustentável.
Cerf e Kahn receberão como prêmio 50 milhões de ienes (pouco mais de 800 mil reais) cada um. A cerimônia acontecerá no dia 23 de abril de 2008, em Tóquio, e premiará também o cientista Victor Almon McKusick, por suas contribuições às pesquisas com o genoma humano.
Reconhecimento mais que merecido, parabéns a eles 🙂
Referências: Earthtimes.org, Japan Prize (em PDF).
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn