Já se divertiu com o Google Image Labeler?

Mais uma do maior buscador do mundo: o Google Image Labeler. Trata-se de um jogo on-line simples, atraente e muito útil à empresa (logo veremos o porquê). Nele, dois jogadores são escolhidos pela sistema para formar um par. Em seguida, uma imagem é mostrada a ambos. Cada participante deve inserir as palavras-chave que vierem à mente ao ver a figura. Quando os dois colocarem a mesma palavra, cada um ganha 100 pontos e uma nova imagem é exibida. No total, os usuários têm um minuto e meio para jogar. Depois disso é necessário começar outra rodada.

Para entender melhor, imagine que comecei o jogo e uma foto de uma rua movimentada é mostrada. Vou indicando o que vejo na foto: people (pessoas), car (carro), street (rua). Se meu parceiro indicar qualquer das palavras que inseri – car, por exemplo – cada um recebe 100 pontos e passamos para a imagem seguinte. Caso esteja difícil definir a foto, há a opção de passar, que deve ser feita por ambos. O jogo é divertido e as pontuações mais altas fazem parte de um ranking exibido na página principal.

E o que o Google ganha com isso? A empresa tem se preocupado em identificar objetos ou pessoas em imagens, um verdadeiro desafio para a computação. Os complexos algoritmos que lidam com isso trabalham com Inteligência Artificial, o que, em poucas palavras, indica que o sistema precisa aprender para prover resultados cada vez melhores. Entendido isso, imagine então que no jogo há um terceiro participante: o próprio Google. Ao exibir uma  imagem, o sistema também tenta identificar o que tem nela e assim também gera suas palavras. Essas imagens são mostradas a muitos jogadores e, se boa parte deles inserir as mesmas palavras que o Google gerou, significa que o sistema acertou o que havia dentro da imagem.

É necessário reconhecer: é uma excelente idéia! Acesse o Google Image Labeler aqui.

Referência: google.dirson.com.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn