IT Manager Game 2.0: o simulador de empresas da Intel

Se você é estudante de tecnologia ou um entusiasta da área, talvez vá gostar de uma das mais recentes novidades da Intel. Não estou falando de nenhuma linha de processadores, mas sim do IT Manager Game 2.0 (ITMG2), um simulador on-line onde você pode gerenciar o departamento de TI de uma empresa virtual.

A você caberá as tarefas típicas de um líder da área: contratar ou demitir pessoas, motivar a equipe, dar férias, lidar com problemas técnicos, gerenciar gastos, adotar tecnologias, treinar funcionários, interagir com outros executivos e, claro, ir vez ou outra na cantina para relaxar. De maneira geral, sua missão é a de tornar o seu departamento o mais eficiente e lucrativo possível.

Pelo pouco que joguei, achei o ITMG2 interessante. Dá até para se ter uma noção de como funciona um departamento de TI, mas nada muito próximo da realidade. A jogabilidade é um pouco confusa no início, pois o jogador pode não entender exatamente como executar suas tarefas, mas isso é questão de tempo. Com um pouco de paciência, o jogador acaba pegando todos os macetes. A única coisa que achei ruim é a jogabilidade péssima dos mini-jogos, isto é, desafios que podem aparecer a qualquer momento, onde o jogador deve evitar um ataque hacker, proteger os PCs de vírus, ajudar no gerenciamento de inventários, entre outros.

ITMG2

Quando o jogador termina um dia, o simulador informa os lucros, a produtividade e a posição que sua empresa ocupa no ranking geral do ITMG2. No meu caso, das mais de 52 mil empresas, fiquei próximo à colocação 16 mil, nada mal para quem jogou por pouco mais de uma hora, tempo esse que, aliás, foi suficiente para eu perceber que o jogo é um ótimo meio de divulgação dos produtos e soluções da Intel (o que, convenhamos, é de se esperar).

O ITMG2 está disponível gratuitamente em 11 idiomas e, para jogá-lo, é necessário ter Flash, JavaScript e cookies habilitados no navegador. Para jogar e conhecer mais detalhes, clique aqui.

Referência: Core Life Blog.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn