InterCon 2008: um relato sobre o evento

O Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo – SP, recebeu no último dia 25 o InterCon 2008. Para quem não sabe, esse é um evento promovido pelo portal iMasters e dirigido especialmente aos profissionais que trabalham com Web. A edição deste ano prometia tantas palestras e atividades bacanas que eu decidi ir. E quer saber? Não me arrependi nem um pouco! A seguir, o meu relato sobre o evento.

Abertura

Se não me falha a memória, alguém informou logo no início do evento que havia mais de 850 participantes ali. O centro de convenções ficou pequeno para tanta gente – era impossível andar sem esbarrar em alguém. Contribuiu para piorar o problema a demora da abertura do auditório. Houve uma falha técnica que ocasionou o atraso e, por conta disso, o povo ficou aglomerado nas portas de entrada do recinto esperando a sua abertura. Como se não bastasse, também houve desorganização na distribuição dos fones (já, já conto o porquê dos fones).

Pessoal aguardando abertura do auditório. Pouca gente, não? - InterCon
Pessoal aguardando abertura do auditório. Pouca gente, não?

Já dentro do auditório, as expectativas eram grandes para o início do evento. Decidi então usar o meu Eee PC para começar a enviar fotos para o Flickr e cobrir as apresentações por Twitter. Desisti após várias tentativas de me conectar à rede wireless e fiquei quieto porque achei que era culpa do meu Eee PC, logo dele, que nunca me deixou na mão! 🙁 Mas, pela reação dos outros participantes, logo vi que o problema era geral e que, infelizmente, não foi resolvido durante o resto do dia. Uma pena!

Apesar desses obstáculos, era visível o esforço do pessoal que organizava o InterCon de não deixar a peteca cair. Não demorou muito para Tiago Baeta, diretor do iMasters e, em seguida, o fantástico Luli Radfahrer, professor da USP e PhD em Comunicação Digital e Fabio Seixas, do Camiseteria, subirem ao palco e comandarem o show! Estes dois últimos ficaram responsáveis por coordenar as apresentações que aconteceriam dali em diante.

Inovação no comércio digital

A primeira palestra foi de Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre, que apresentou uma análise do comércio eletrônico no Brasil. Tolda destacou o quão importante é aos profissionais que lidam com vendas pela internet entender o comportamento dos consumidores on-line. Com base nisso, pode-se e deve-se oferecer campanhas de divulgação, serviço de atendimento e outros recursos adequados a essa realidade. Na internet, o usuário tem voz e, portanto, ele pode botar a boca no trombone se estiver insatisfeito com algo. E se o alvo da reclamação for uma empresa, mesmo que não atue diretamente na internet, as conseqüências para a sua imagem podem ser ruins. Foi uma apresentação muito interessante, embora longa.

Palestra de Stelleo Tolda - InterCon
Palestra de Stelleo Tolda

Duas apresentações no mesmo espaço

Depois de Stelleo Tolda, duas apresentações simultâneas passaram a ser feitas no mesmo palco, fora as oficinas de Photoshop e programação que aconteciam ali perto. Daí a necessidade dos fones de ouvido. Era um esquema mais ou menos assim: quem quisesse ver a apresentação da esquerda apertava o botão 1 do receptor do fone. Quem quisesse ver a palestra da direita apertava o botão 2. Essa é uma idéia interessante, pois quem não estivesse gostando de uma palestra podia assistir outra sem sair do lugar. Todavia, houve problemas: por mais de uma vez os microfones dos palestrantes ficaram mudos ou se inverteram. Além disso, quando parte da platéia batia palmas para uma apresentação, a outra era interrompida. Como conseqüência, tanto os palestrantes quanto o público perdiam a concentração. É, portanto, uma idéia que precisa ser melhor trabalhada nas próximas edições do InterCon…

Bom, como eu não consigo assistir duas palestras ao mesmo tempo, a seguir relato apenas aquelas que acompanhei, obviamente. Talvez a ordem das apresentações não esteja necessariamente correta 😀

O mercado inovador

A apresentação que assisti em seguida foi a de Cris Dias, do Vilago e do enxame.tv. Foi uma das melhores palestras! Cris Dias falou sobre inovação no mercado, mais precisamente sobre como a combinação de “reputação, conexões, influência, realizações, confiança” e outros fatores pode significar sucesso em várias iniciativas na internet (e no mundo off-line, por que não?). É o que ele apresentou como sendo “whuffie”, a verdadeira moeda de troca desse nosso mundo on-line, um conceito muito interessante! Vale a pena saber mais a respeito. É possível ver os slides de Cris Dias aqui.

Apresentação de Cris Dias - InterCon
Apresentação de Cris Dias (à direita)

A revolução digital para as agências

A apresentação seguinte foi a de Marco Gomes, do boo-box. Marco tratou de deixar claro que “marketing na internet não pode ser uma analogia do marketing convencional”, isto é, do marketing do “mundo de tijolo e cimento”. Abordou o quanto as redes sociais, blogs, o comércio eletrônico e outras atividades na internet podem distorcer comportamentos e práticas que existem há anos. Citou como exemplo o caso da cantora Mallu Magalhães, que faz grande sucesso sem nunca ter precisado da mídia tradicional (rádio, TV, etc), apenas da internet. Ah, Marco também aproveitou para apresentar o seu mais novo projeto: o AdBird, que permite gerar anúncios para o Twitter. Seus slides estão disponíveis neste link.

Marco Gomes no início de sua apresentação
Marco Gomes no início de sua apresentação

A TV do futuro

A apresentação que assisti em seguida foi a de Ariel Alexandre, do Videolog. Ele falou sobre TV Digital, sobre o sucesso do Videolog e da intenção de focar esse serviço no Brasil. Alexandre também apresentou o t!v!, serviço onde o usuário pode montar sua própria programação juntando vídeos do YouTube e do Videolog de maneira rápida e descomplicada. Tem tudo para fazer sucesso no Brasil e no mundo!

As novas experiências e o comportamento do consumidor

Quem deu o ar da graça na apresentação seguinte foi Frederick van Amstel, do Usabilidoido. Sua palestra falou do comportamento dos usuários diante do poder que a internet oferece e mostrou exemplos de idéias que podem – ou não – aproveitar todos os recursos de comunicação que temos hoje para os mais variados fins.

Investimento em projetos inovadores

O grande Manoel Lemos, fundador do BlogBlogs, subiu ao palco para falar sobre as ações que um empreendedor deve executar para ter sucesso com o seu negócio. Falou da importância de adaptar-se ao inesperado, de ser ágil nas tomadas de decisões, de estar atento a tudo, enfim, deixou bem claro que qualquer idéia empreendedora só decola com muito trabalho e disposição para encarar adversidades. Uma apresentação muito inspiradora! Seus slides podem ser vistos nesta página.

A inovação como vantagem competitiva

Depois de Manoel Lemos, Daniel Heise, sócio-fundador da DirectTalk, relatou parte de suas experiências como empreendedor. Falou da importância de se ter bons sócios, sobre como consegui-los, deu uma idéia de qual é o momento certo para conseguir capital para o seu empreendimento e deixou claro que os erros são experiências inevitáveis e até mesmo desejáveis. O último slide de sua apresentação Heise reservou para homenagear sua esposa. Ele caiu no choro quando chegou o momento. Aquele ditado que diz que por “trás de um grande homem há uma grande mulher” (ou algo assim) se materializou ali no palco 🙂

Painel: experimentação, exploração de novas mídias e as mudanças de mercado

Para fechar o InterCon 2008, subiu ao palco o Fat5, um curioso grupo (nada relacionado ao ramo musical, viu?) formado por publicitários. Eles foram ao evento para apresentar um painel sobre mídias digitais. Eles executaram várias atividades no palco, inclusive envolvendo a platéia. Lamentavelmente, o Fat5 foi bastante prejudicado pelos atrasos oriundos dos problemas durante o evento e não puderam fazer tudo o que planejaram…

Painel do Fat5
Painel do Fat5

Finalizando

Apesar dos pesares, o saldo do InterCon 2008 foi positivo, na minha opinião. Eu gostei muito das palestras de Stelleo Tolda e Daniel Heise, mas gostei mais ainda das apresentações de Cris Dias e Manoel Lemos. Sabe quando a cabeça começa a fervilhar de idéias? Então, esse foi o efeito que as orientações e experiências que eles passaram me causou. Ah, antes do intervalo para almoço, houve apresentação dos comediantes do DEZnecessários. Até que rendeu boas risadas 😀

E se absolutamente tudo tivesse dado errado, ao menos valeria o fato de ter reencontrado pessoas muito bacanas que conheci graças a este blog, como Nando Kanarski, Canha, Alexandre Fugita, Fernando Souza, Renê de Paula Jr e Lu Freitas, além de ter conhecido outro tanto de gente legal, como Bruna Galvão, Bruno Mendonça, Fillipe Neyl, Carol Reine (que conseguiu ganhar um PSP e um celular no InterCon, acredita?), Aguinelo Pedroso, Paca, entre outros.

Luli se divertindo com o sabre de luz que ganhou de Manoel Lemos
Luli se divertindo com o sabre de luz que ganhou de Manoel Lemos

Aos organizadores do evento, meu muito obrigado! Falhas aconteceram, é verdade, mas seria estupidez da minha parte olhar somente os erros e esquecer de todas as experiências positivas que extraí dali. Espero que os demais participantes tenham aproveitado esse lado positivo também. E se você não pôde acompanhar, fique atento, pois ouvi comentários de que as gravações das palestras seriam disponibilizadas on-line.

E é isso. Que venha o próximo InterCon e os próximos eventos 😉

Mais fotos do InterCon 2008 aqui.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn