InterCon 2008: um relato sobre o evento

O Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo – SP, recebeu no último dia 25 o InterCon 2008. Para quem não sabe, esse é um evento promovido pelo portal iMasters e dirigido especialmente aos profissionais que trabalham com Web. A edição deste ano prometia tantas palestras e atividades bacanas que eu decidi ir. E quer saber? Não me arrependi nem um pouco! A seguir, o meu relato sobre o evento.

Abertura

Se não me falha a memória, alguém informou logo no início do evento que havia mais de 850 participantes ali. O centro de convenções ficou pequeno para tanta gente – era impossível andar sem esbarrar em alguém. Contribuiu para piorar o problema a demora da abertura do auditório. Houve uma falha técnica que ocasionou o atraso e, por conta disso, o povo ficou aglomerado nas portas de entrada do recinto esperando a sua abertura. Como se não bastasse, também houve desorganização na distribuição dos fones (já, já conto o porquê dos fones).

Pessoal aguardando abertura do auditório. Pouca gente, não? - InterCon
Pessoal aguardando abertura do auditório. Pouca gente, não?

Já dentro do auditório, as expectativas eram grandes para o início do evento. Decidi então usar o meu Eee PC para começar a enviar fotos para o Flickr e cobrir as apresentações por Twitter. Desisti após várias tentativas de me conectar à rede wireless e fiquei quieto porque achei que era culpa do meu Eee PC, logo dele, que nunca me deixou na mão! 🙁 Mas, pela reação dos outros participantes, logo vi que o problema era geral e que, infelizmente, não foi resolvido durante o resto do dia. Uma pena!

Apesar desses obstáculos, era visível o esforço do pessoal que organizava o InterCon de não deixar a peteca cair. Não demorou muito para Tiago Baeta, diretor do iMasters e, em seguida, o fantástico Luli Radfahrer, professor da USP e PhD em Comunicação Digital e Fabio Seixas, do Camiseteria, subirem ao palco e comandarem o show! Estes dois últimos ficaram responsáveis por coordenar as apresentações que aconteceriam dali em diante.

Inovação no comércio digital

A primeira palestra foi de Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre, que apresentou uma análise do comércio eletrônico no Brasil. Tolda destacou o quão importante é aos profissionais que lidam com vendas pela internet entender o comportamento dos consumidores on-line. Com base nisso, pode-se e deve-se oferecer campanhas de divulgação, serviço de atendimento e outros recursos adequados a essa realidade. Na internet, o usuário tem voz e, portanto, ele pode botar a boca no trombone se estiver insatisfeito com algo. E se o alvo da reclamação for uma empresa, mesmo que não atue diretamente na internet, as conseqüências para a sua imagem podem ser ruins. Foi uma apresentação muito interessante, embora longa.

Palestra de Stelleo Tolda - InterCon
Palestra de Stelleo Tolda

Duas apresentações no mesmo espaço

Depois de Stelleo Tolda, duas apresentações simultâneas passaram a ser feitas no mesmo palco, fora as oficinas de Photoshop e programação que aconteciam ali perto. Daí a necessidade dos fones de ouvido. Era um esquema mais ou menos assim: quem quisesse ver a apresentação da esquerda apertava o botão 1 do receptor do fone. Quem quisesse ver a palestra da direita apertava o botão 2. Essa é uma idéia interessante, pois quem não estivesse gostando de uma palestra podia assistir outra sem sair do lugar. Todavia, houve problemas: por mais de uma vez os microfones dos palestrantes ficaram mudos ou se inverteram. Além disso, quando parte da platéia batia palmas para uma apresentação, a outra era interrompida. Como conseqüência, tanto os palestrantes quanto o público perdiam a concentração. É, portanto, uma idéia que precisa ser melhor trabalhada nas próximas edições do InterCon…

Bom, como eu não consigo assistir duas palestras ao mesmo tempo, a seguir relato apenas aquelas que acompanhei, obviamente. Talvez a ordem das apresentações não esteja necessariamente correta 😀

O mercado inovador

A apresentação que assisti em seguida foi a de Cris Dias, do Vilago e do enxame.tv. Foi uma das melhores palestras! Cris Dias falou sobre inovação no mercado, mais precisamente sobre como a combinação de “reputação, conexões, influência, realizações, confiança” e outros fatores pode significar sucesso em várias iniciativas na internet (e no mundo off-line, por que não?). É o que ele apresentou como sendo “whuffie”, a verdadeira moeda de troca desse nosso mundo on-line, um conceito muito interessante! Vale a pena saber mais a respeito. É possível ver os slides de Cris Dias aqui.

Apresentação de Cris Dias - InterCon
Apresentação de Cris Dias (à direita)

A revolução digital para as agências

A apresentação seguinte foi a de Marco Gomes, do boo-box. Marco tratou de deixar claro que “marketing na internet não pode ser uma analogia do marketing convencional”, isto é, do marketing do “mundo de tijolo e cimento”. Abordou o quanto as redes sociais, blogs, o comércio eletrônico e outras atividades na internet podem distorcer comportamentos e práticas que existem há anos. Citou como exemplo o caso da cantora Mallu Magalhães, que faz grande sucesso sem nunca ter precisado da mídia tradicional (rádio, TV, etc), apenas da internet. Ah, Marco também aproveitou para apresentar o seu mais novo projeto: o AdBird, que permite gerar anúncios para o Twitter. Seus slides estão disponíveis neste link.

Marco Gomes no início de sua apresentação
Marco Gomes no início de sua apresentação

A TV do futuro

A apresentação que assisti em seguida foi a de Ariel Alexandre, do Videolog. Ele falou sobre TV Digital, sobre o sucesso do Videolog e da intenção de focar esse serviço no Brasil. Alexandre também apresentou o t!v!, serviço onde o usuário pode montar sua própria programação juntando vídeos do YouTube e do Videolog de maneira rápida e descomplicada. Tem tudo para fazer sucesso no Brasil e no mundo!

As novas experiências e o comportamento do consumidor

Quem deu o ar da graça na apresentação seguinte foi Frederick van Amstel, do Usabilidoido. Sua palestra falou do comportamento dos usuários diante do poder que a internet oferece e mostrou exemplos de idéias que podem – ou não – aproveitar todos os recursos de comunicação que temos hoje para os mais variados fins.

Investimento em projetos inovadores

O grande Manoel Lemos, fundador do BlogBlogs, subiu ao palco para falar sobre as ações que um empreendedor deve executar para ter sucesso com o seu negócio. Falou da importância de adaptar-se ao inesperado, de ser ágil nas tomadas de decisões, de estar atento a tudo, enfim, deixou bem claro que qualquer idéia empreendedora só decola com muito trabalho e disposição para encarar adversidades. Uma apresentação muito inspiradora! Seus slides podem ser vistos nesta página.

A inovação como vantagem competitiva

Depois de Manoel Lemos, Daniel Heise, sócio-fundador da DirectTalk, relatou parte de suas experiências como empreendedor. Falou da importância de se ter bons sócios, sobre como consegui-los, deu uma idéia de qual é o momento certo para conseguir capital para o seu empreendimento e deixou claro que os erros são experiências inevitáveis e até mesmo desejáveis. O último slide de sua apresentação Heise reservou para homenagear sua esposa. Ele caiu no choro quando chegou o momento. Aquele ditado que diz que por “trás de um grande homem há uma grande mulher” (ou algo assim) se materializou ali no palco 🙂

Painel: experimentação, exploração de novas mídias e as mudanças de mercado

Para fechar o InterCon 2008, subiu ao palco o Fat5, um curioso grupo (nada relacionado ao ramo musical, viu?) formado por publicitários. Eles foram ao evento para apresentar um painel sobre mídias digitais. Eles executaram várias atividades no palco, inclusive envolvendo a platéia. Lamentavelmente, o Fat5 foi bastante prejudicado pelos atrasos oriundos dos problemas durante o evento e não puderam fazer tudo o que planejaram…

Painel do Fat5
Painel do Fat5

Finalizando

Apesar dos pesares, o saldo do InterCon 2008 foi positivo, na minha opinião. Eu gostei muito das palestras de Stelleo Tolda e Daniel Heise, mas gostei mais ainda das apresentações de Cris Dias e Manoel Lemos. Sabe quando a cabeça começa a fervilhar de idéias? Então, esse foi o efeito que as orientações e experiências que eles passaram me causou. Ah, antes do intervalo para almoço, houve apresentação dos comediantes do DEZnecessários. Até que rendeu boas risadas 😀

E se absolutamente tudo tivesse dado errado, ao menos valeria o fato de ter reencontrado pessoas muito bacanas que conheci graças a este blog, como Nando Kanarski, Canha, Alexandre Fugita, Fernando Souza, Renê de Paula Jr e Lu Freitas, além de ter conhecido outro tanto de gente legal, como Bruna Galvão, Bruno Mendonça, Fillipe Neyl, Carol Reine (que conseguiu ganhar um PSP e um celular no InterCon, acredita?), Aguinelo Pedroso, Paca, entre outros.

Luli se divertindo com o sabre de luz que ganhou de Manoel Lemos
Luli se divertindo com o sabre de luz que ganhou de Manoel Lemos

Aos organizadores do evento, meu muito obrigado! Falhas aconteceram, é verdade, mas seria estupidez da minha parte olhar somente os erros e esquecer de todas as experiências positivas que extraí dali. Espero que os demais participantes tenham aproveitado esse lado positivo também. E se você não pôde acompanhar, fique atento, pois ouvi comentários de que as gravações das palestras seriam disponibilizadas on-line.

E é isso. Que venha o próximo InterCon e os próximos eventos 😉

Mais fotos do InterCon 2008 aqui.

Emerson Alecrim





7 comentários:

  1. Eduardo


    Aleluia, alguem falando sobre as palestras do evento em vez de chorar porquenão conseguiu twittar com o cara que tava sentado na cadeira ao lado

    excelente analise do evento, parabens

  2. PACA


    Otimo post sobre a Intercon!
    Como o amigo acima disse, a maioria so está fazendo #mimimi sobre e nada concreto.
    E chega dos mesmos ahahaha!
    Grande abraço!

  3. Antonio


    Eu queria ter ido mas trabalho de sabado. Tomara que em 2009 façam num domingo…

  4. Aline


    Ah, que legal… eu sempre quis ir nestes eventos e consegui ir em poucos. É muito interessante ver as pessoas passarem este tipo de conhecimento, pois isso estimula muito mais o desenvolvimento dessa área. Sem contar que estar num ambiente de pessoas “pensantes” é muito instigante rs.
    Que bom que to te seguindo via twitter pra poder ver as novidades daqui. =)
    Beijão

  5. Pedro


    [CONTEÚDO REMOVIDO POR DESCUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE USO DO SITE]

  6. Lucia Freitas


    Lindo post, @alecrim. Muito bom mesmo! Inovação, provou o Intercon tb tem custo. Promessas precisam e devem ser cumpridas e não há volume de trabalho que garanta isso.
    Parabéns, pq vc conseguiu sair da “onda reinante” do resmungo e fez um retrato bem fiel do que rolou… e olha que eu só cheguei depois do almoço.
    bj

  7. Emerson Alecrim


    Pedro, removi seu comentário por você ter proferido ofensas. Neste espaço você pode discordar, mas por favor, não ofenda ninguém. Quando isso ocorre, a vítima poderá solicitar reparação judicial a mim, não a você. E não se preocupe em colocar o seu e-mail verdadeiro: ele não é divulgado a ninguém e isso me polpa de ter que dar esse aviso por aqui.