Intel se desculpa por anúncio supostamente racista

Trabalhar com publicidade exige ousadia, criatividade e imaginação. Mas, é necessário combinar esses elementos tomando cuidado para não ultrapassar o limite do bom senso. É claro que, dependendo do caso, alguém pode ultrapassar esse limite intencionalmente, mas creio que não foi o caso da Intel.

Blogs internacionais, entre eles o famoso Gizmodo, criticaram um anúncio da Intel criado para promover a linha de processadores Core 2 Duo por causa de uma imagem pra lá de estranha: ela mostra um homem branco de pé em um escritório cercado por seis atletas negros. Até aí, nada de mais, o problema é que os atletas estão agachados, como se posicionados como corredores antes da largada, mas a sensação que se tem é a de que eles estão se curvando diante do homem ao meio.

Anúncio supostamente preconceituoso
 
Mas o problema não é só esse. O anúncio também exibe a frase “Multiply computing performance and maximize the power of your employees” que, em bom português, quer dizer “multiplique sua performance computacional e aumente o poder de seus empregados”. Ao associar essa frase à imagem, muitos entenderam que os atletas representam os empregados, mas de forma extremamente submissa e preconceituosa, já que eles são negros, e o executivo com pose de bem-sucedido é branco.

A própria Intel reconheceu que o anúncio realmente tem características que o tornam racista, mesmo que sem intenção. Por isso, pediu desculpas e tratou de cancelar o anúncio bem a tempo de evitar que ele fosse divulgado em revistas, jornais e outros meios.

A Intel reconheceu a falha e trabalhou rápido para corrigí-la, mas não conseguiu evitar a suspeita de ela pode ter agido de má fé. Não é para tanto, vai! A Intel é uma empresa séria por demais para cometer crime de racismo. Na minha opinião, foi apenas uma idéia mal trabalhada.

Referências: Gizmodo, El Pais.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn