InfoWester estréia novo layout!

Foram quase três meses de testes, mas finalmente o novo layout do InfoWester entrou no ar. Inicialmente, apenas o Blog InfoWester e o InfoWester Notícias receberam o novo design, decisão que se mostrou acertada, pois nos permitiu avaliar o comportamento do usuário diante desse padrão visual e fazer as alterações devidas antes da implementação em todo o site.

InfoWester

 

O novo layout utiliza resolução maior, conta com mais espaços entre os itens das páginas, assim como com fonte de texto aumentada em relação ao padrão anterior, proporcionando ao leitor melhor conforto visual. Além disso, concentramos o acesso aos links das seções do site ao menu à esquerda (no do caso do Blog InfoWester e do InfoWester Notícias, à direita) e no rodapé de cada página. Com isso, a localização de todos os recursos do site se tornou mais precisa e rápida.

Toda a elaboração do novo design foi obra da Erika Sarti, que caprichou no serviço, assim como fez no layout anterior do InfoWester. A idéia aqui foi a de aplicar o máximo de simplicidade possível. Tal característica torna não só o site mais leve, como também permite ao leitor localizar mais facilmente o que procura. Em outras palavras, permite ao usuário ir direto ao assunto.

Uma das maiores preocupações que tivemos foi em relação à leitura dos textos. Alguns artigos são realmente extensos e sabemos que ler na tela do computador é uma tarefa cansativa para muita gente, por isso, a Erika tratou não só de deixar a fonte maior (e o tamanho desta pode ser controlada pelos botões A+ e A- no início de cada texto), como também deixou as páginas com o máximo de clareza possível, de forma que o usuário tenha mais conforto visual para a sua leitura. Além disso, o melhor aproveitamento dos espaços nos permite veicular anúncios publicitários (temos que sobreviver de alguma forma, gente) sem torná-los invasivos.

A simplicidade desse layout não deixa claro o quão trabalhoso foi desenvolvê-lo, mas acreditamos que o resultado final realmente atende às necessidades dos usuários do InfoWester. Mas isso não significa que o trabalho acabou: ainda há alguns ajustes a serem feitos (reativar a opção de indicar o texto a um amigo, por exemplo), erros a serem corrigidos e atividades mais complexas, como adaptar o novo layout para usuários que utilizam resoluções baixas (800×600, por exemplo).

E há o mais importante: o trabalho sobre o nosso conteúdo. Muitos dos textos do InfoWester estão defasados ou desatualizados, portanto, os nossos esforços agora serão baseados não apenas na elaboração de artigos novos, como também na renovação dos materiais existentes. É um trabalho longo e cansativo, mas que faremos com o maior prazer.

E lembre-se: se tiver qualquer sugestão ou crítica a fazer, é só entrar em contato 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn