InfoWester completa hoje 9 anos de existência!

InfoWesterE tudo começou porque eu simplesmente queria uma nova conta de e-mail. Em 2001, ainda não tínhamos a oferta de generosos serviços de correio eletrônico que temos hoje. As melhores opções eram pagas e, portanto, inacessíveis para quem, na época, ainda dependia financeiramente dos pais. Foi aí que eu ouvi falar de um webmail chamado ieG e resolvi me cadastrar.

Lá pelo ano 2000 (ou talvez um pouco antes disso), lembro de ter iniciado um jogo de RPG onde eu defendia um clã chamado “Western”. Com preguiça de pensar em um nome melhor para minha personagem (sim, podíamos escolher nomes), decidi adotar “Wester”, sem ‘n’ no final. O jogo acabou nem acontecendo, mas eu gostei do nome e passei a utilizá-lo como “nick” para chats e para IRC. Como consequência, decidi que meu e-mail no ieG seria [email protected].

Ao criar uma conta no serviço, o usuário automaticamente ganhava um endereço na hpG, serviços gratuito de sites muito popular na época aqui no Brasil. Foi aí que eu resolvi utilizar o endereço que havia ganhado, www.wester.hpg.com.br, para disponibilizar os textos sobre informática que eu mantinha em meu computador. O problema é que um site chamado Wester não deixa claro qual o seu foco, então resolvi colocar o prefixo “Info” antes de “Wester” (não ajudou muito, mas…). No dia 1º de março de 2001 o InfoWester entrava oficialmente no ar.

No início, o site quase não era visitado, mas chegou uma época em que cerca de 20 pessoas entravam nele diariamente, então o atualizava sempre que podia e quando os deveres da faculdade e do estágio, que representava meu primeiro emprego, deixavam.

Um dos layouts do InfoWester na época da hpG
Um dos layouts do InfoWester na época da hpG

Em meados de 2003, a qualidade da hpG caiu muito, em parte por conta da aquisição do serviço pelo iG, então eu percebi que era hora de mudar o site de lugar ou simplesmente fechá-lo. Desanimado por uma série de motivos, ia partir para a segunda opção, mas aí uma pessoa me enviou um e-mail agradecendo pelo conteúdo oferecido no site e, vocês sabem, isso dá uma senhora massagem no ego!

Logo em seguida, descobri que um site relativamente famoso na época e que havia me negado uma proposta de parceria, havia copiado alguns dos meus textos (no começo, era uma coisa que eu fazia também, confesso, mas não demorei para entender que era errado). Aquilo me deixou pê da vida! Foi aí que decidi manter o InfoWester vivo, só que de uma maneira mais profissional: em junho de 2003 registrei o domínio www.infowester.com e, a partir daí, o site não parou de crescer e… Hoje está completando 9 anos de existência 🙂

Fazer com que um site alcance essa idade não é moleza e, por conta disso, aproveito o post para deixar meus agradecimentos a todos que contribuem ou já contribuíram com InfoWester de alguma forma: Erika Sarti, Claudio Freitas, Alini Gottardi, Wilerson de Oliveira, Anderson Brito (criador do logotipo do site), Giancarlo Braga, entre outros.

E é claro que eu não poderia deixar de agradecer você e todos os demais usuários do InfoWester! Muito obrigado pela confiança durante todo esse tempo 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn