Indústria promete padrão para cabos de celulares

Ainda está longe o dia em que não precisaremos de cabos para recarregar a bateria de nossos telefones celulares. Por conta disso, não raramente as pessoas levam consigo o carregador, além do cabo de dados de seu aparelho. O problema é que cada fabricante utiliza um tipo de cabo diferente e, muitas vezes, uma mesma empresa adota mais de um padrão, que é aplicado de acordo com os modelos de seus produtos.

Essa falta de padronização causa vários problemas:

  • Ao trocar de aparelho, os cabos do celular antigo geralmente ficam inutilizados;
  • Se o usuário perder ou tiver o cabo de seu aparelho danificado, poderá ter dificuldades para encontrar outro compatível com o seu aparelho;
  • Os diferentes tipos de cabo fazem com que os custos de produção sejam maiores, e é o usuário que paga esse preço;
  • A falta de um padrão faz com que haja excesso de cabos inutilizados. Esse desperdício pode impactar no meio ambiente;
  • Por fim, é um “porre” ver seu celular ficar sem energia e não poder fazer nada, já que o único cabo que você conseguiu encontrar não serve para o seu aparelho (quem é que nunca passou por isso?).

Mas esse cenário poderá mudar muito breve, caso vigore a decisão da Open Mobile Terminal Platform (OMTP), entidade que reúne gigantes do setor como LG, Nokia, Motorola, Telefónica e AT&T, de padronizar os cabos dos telefones celulares.

O padrão a ser adotado é o microUSB, que já está sendo utilizado em câmeras digitais, MP3-players e PDAs. Os cabos de dados desse tipo possuem um conector USB convencional em uma ponta e um conector de tamanho muito reduzido na outra, fazendo com que sirvam até mesmo em celulares muito pequenos. Além disso, a entrada microUSB nos celulares também pode ser usada para fones de ouvido e outros acessórios.

MOTORAZR² V8 A decisão da OMTP teve como base um levantamento feito na Inglaterra que constatou que os ingleses trocam de aparelho em média de duas vezes por ano. Como uma parcela significativa desses usuários carrega outros acessórios para os seus celulares, como fones de ouvido, adaptadores para carros, cabos para dados e, finalmente, o tal do carregador, o número de cabos que se tornam obsoletos é realmente grande.

Os celulares compatíveis com o padrão microUSB deverão chegar logo ao mercado. A Motorola, por exemplo, já utiliza o padrão no recém-anunciado modelo MOTORAZR² V8, que deverá ser lançado oficialmente no Brasil em breve.

É, já não era sem tempo, não?

Referências: Infobae, ZDNet.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn