ImageUP e Com8s, dois sites brasileiros que você talvez irá gostar de conhecer

É comum chegar e-mails aqui no InfoWester de empresas e sites iniciantes apresentando seus serviços. Nem sempre, ou melhor, quase nunca há espaço para divulgar essas iniciativas. Por esse motivo, decidi mudar um pouco esse cenário e apresentar dois sites que enviaram mensagens de apresentação recentemente: ImageUP e Com8s.

ImageUP

O nome já deixa claro: o ImageUP é um site para que você possa hospedar e divulgar imagens. De acordo com Willian Cima, criador do serviço, o diferencial do ImageUP é oferecer espaço ilimitado e totalmente gratuito para o armazenamento de imagens. “Um de nossos objetivos é fazer com que todos os usuários tenham os mesmos direitos. Não queremos que um tenha mais direito que o outro, ou seja, não oferecemos contas premium”.

ImageUP

Com8s

O Com8s, por sua vez, se descreve como “uma nova rede colaborativa virtual, criada por brasileiros, e cujo foco inicial é a área de educação”. Para que você possa compreender melhor, trata-se, essencialmente, de um serviço concorrente ao Google Wave, com o diferencial de ter foco em educação. A ideia é a de que você possa contar com um ambiente de comunicação dotado de aplicativos, ferramentas de colaboração, recursos de organização, entre outros.

Com8s

* * *

Minhas impressões sobre esses sites? Pois bem, o ImageUP é um serviço que está no começo, mas me agradou bastante por ser simples e ir direto ao ponto. Fazer uploads é muito fácil e, assim que o usuário efetua login, é possível acessar um link que reúne todas as suas imagens. O interessante também é que o próprio serviço permite que você utilize um encurtador de URLs, o migre.me, para divulgar o endereço de cada imagem (eis um link que utilizei para testes). Há alguns probleminhas, como a abertura de imagens em janelas pop-up na página Minhas Imagens e a exibição da senha quando o usuário clica em Meus Dados, mas acho – e espero – que são detalhes que serão revisados no futuro.

Quanto ao Com8s, a proposta do serviço me pareceu bastante interessante, mas não pude testá-lo por um único motivo: o site ainda não foi lançado oficialmente. Por enquanto, só é possível cadastrar um e-mail para ser avisado de seu lançamento, que deve acontecer em breve. Ao menos há uma vídeo que resume as características que o Com8s promete ter.

Bom, se essas iniciativas darão certo eu não sei, mas não custa nada divulgar, né? 🙂

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn