IBM completa 100 anos de existência

100 anos de IBMA gigante IBM está completando hoje 100 anos de existência. A corporação surgiu em 16 de junho de 1911 com o nome Computing Tabulating Recording, depois da fusão da Tabulating Machine Company, criada por Herman Hollerith em 1986, com a Computing Scale e a International Time Recording. Somente em fevereiro de 1924 é que a denominação Business Machines Corportation (IBM) passou a vigorar.

Durante estes 100 anos, a IBM foi responsável por novidades que tiveram grande importância para o mercado, entre elas: a criação do Automatic Sequence Controlled Calculator (ASCC) em 1944, tido como a máquina que deu início à era da computação moderna por sua capacidade de lidar com cálculos complexos; o lançamento da linha de mainframes System/360 em 1964; a criação da tecnologia que deu origem à memória RAM a partir de 1967; e a sua contribuição para o mercado de computadores pessoais com o lançamento do IBM PC em 1981.

A IBM também esteve envolvida em grandes negociações: em 2002, por exemplo, adquiriu a renomada PricewaterhouseCoopers Consulting; em 2004, deu um passo mais audacioso ao vender a sua divisão de computadores pessoais à chinesa Lenovo.

A IBM lançou uma página especial para celebrar o seu centenário: www.ibm100.com (em inglês). O vídeo abaixo faz parte da comemoração:

Completar 100 anos de existência explorando uma área sujeita a tantas mudanças como é a Tecnologia da Informação não é uma tarefa fácil. O segredo para tamanha longevidade? De acordo com o jornalista Steve Hamm, um dos autores do livro In Making the World Work Better: The Ideas That Shaped a Century, que trata do centenário da IBM, uma das chaves do sucesso da companhia está “em sua capacidade de realizar mudanças antes mesmo que elas sejam absolutamente necessárias”.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn