HTC: que empresa é essa?

HTC, que empresa é essa que aparece em tudo o que é pesquisa que eu faço? Os produtos dela prestam?

Logo HTCEssas foram as perguntas que uma colega de trabalho me fez ao buscar na internet modelos de smartphones. Ela pretende comprar um para dar de presente de natal não lembro para quem, e toda pesquisa que fazia encontrava algum produto da HTC. Na hora, só soube responder que os produtos da marca são de excelente qualidade e prometi para mais tarde descobrir que empresa é essa. Eis então a resposta:

Embora o nome HTC (High Tech Computer) tenha surgido no mercado recentemente (acho que a primeira vez que ouvi falar dela foi em 2006), a empresa existe desde 1997, sendo fundada no dia 15 de maio desse ano, em Taiwan. A HTC passou um bom tempo trabalhando com um esquema ODM (Original Design Manufacturer), onde ela desenvolvia e fabricava os seus produtos, mas os vendia sob as marcas de outras companhias, entre elas, Dell, HP e Sharp.

Ao longo dos anos, a HTC também fechou parcerias com grandes operadores de telecomunicações, fabricando linhas de produtos que ficaram populares nos países em que são comercializados, como o Orange SPV e o T-Mobile MDA. Também passou a comercializar produtos através de sua subsidiária Qtek. Nesse meio tempo, suas fábricas já operavam com certificados de qualidade, entre eles, ISO 9001/ISO 14001.

Talvez tenha sido isso que fez com que a HTC fosse escolhida pela Microsoft para ser a primeira fabricante de hardware para a plataforma para dispositivos móveis Windows Mobile (baseado no Windows CE). Após isso, o crescimento da HTC foi simplesmente espantoso! Somente em 2005, a empresa teve uma receita de mais de 2,2 bilhões de dólares, uma margem 102% superior às vendas de 2004.

Produtos da linha HTC Q1 2007
Linha Q1 2007

A conseqüência não poderia ter sido outra: em poucos meses, o nome HTC passou a ser conhecido entre os usuários de dispositivos móveis, tendo inclusive excelente aprovação entre os usuários mais exigentes. A marca passou a ser sinônimo de qualidade para smartphones e certamente contribuiu para popularizar o Windows Mobile. Pois é, a Microsoft acertou em cheio ao escolhê-la!

Antes de encerrar, talvez você vá gostar de saber que a HTC já monta alguns de seus dispositivos aqui no Brasil. De acordo com esta matéria da COMPUTERWORLD, desde outubro (2007) a empresa mantém uma linha de produção no país em parceria com a integradora de componentes Celestica. Isso pode resultar em preços mais baixos já para este natal. Outra novidade interessante é que a HTC é uma das empresas que trabalhará com o Google no projeto Android.

HTC Touch Cruise
HTC Touch Cruise, uma das novidades para o final de 2007

Referências: HTC, Wikipedia, BusinessWeek.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn