Homem de Ferro, o casemod mais incrível da Campus Party 2012!

Tradicionalmente, a Campus Party apresenta vários casemods pra lá de criativos, mas a edição 2012 conseguiu se superar, graças ao incrível trabalho de Alexandre Ferreira. O que ele fez? Simplesmente criou um casemod em tamanho real (ou, se preferir, no tamanho de uma pessoa) do Homem de Ferro.

Durante um rápido bate-papo, Alexandre me explicou que o “corpo” do casemod foi todo revestido com fibra de vidro. Pela riqueza de detalhes, dá para perceber que foi um trabalho exaustivo e que certamente exigiu muita paciência:

Casemod Homem de Ferro, uma das atrações Campus Party 2012

Casemod Homem de Ferro, uma das atrações Campus Party 2012

Mas ele não se preocupou apenas com os detalhes externos. O casemod também acende luzes nas mãos, peitos e olhos, levanta a máscara e pode movimentar as pernas, tudo para ser o mais fiel possível ao personagem. Para controlar tudo isso, Alexandre programou, com algum auxílio de colegas de trabalho, um arduíno. Percebe? É um trabalho que une informática com robótica!

E é claro: ali dentro tem um computador rodando, portanto, outra preocupação levada a sério foi a refrigeração e a posição dos componentes de hardware. Alexandre me contou, por exemplo, que instalou um cooler de 80 mm em cada panturrilha de sua criação, inseriru outros dois de 120 mm na região da cintura e que posicionou a placa-mãe no tórax, com os HDs ficando mais à direita.

Como você pode ver no vídeo abaixo, Alexandre gastou 5 mil reais no projeto. Ele teve a ideia na Campus Party 2010 e levou cerca de dois projetando (incluindo o tempo que levou para conseguir pagar os componentes) e dez meses construindo. Como se nota, Alexandre Ferreira não teve nenhum tipo de patrocínio. Ao menos teve a colaboração da empresa onde trabalha, que o liberou para participar da Campus Party, conforme faz questão de frisar.

Caso tenha interesse no trabalho de Alexandre ou apenas queira lhe dar os parabéns, basta contatá-lo pelo site www.casemonstro.com.br 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn