Greenpeace divulga “guia verde” sobre empresas de tecnologia
A organização internacional Greenpeace divulgou um “guia verde” que indica as empresas do setor de tecnologia que mais prejudicam o meio ambiente. Para definir esse “ranking”, a instituição utilizou dois critérios principais: utilização e eliminação de materiais tóxicos e política de reciclagem.
O Greenpeace elaborou um gráfico que usa números de 1 à 10 para indicar o quanto uma empresa prejudica o planeta. Quanto mais baixo o valor atribuído, mais prejudicial é a empresa. As companhias que obtiveram melhor resultado foram Nokia e Dell. Cada uma recebeu a pontuação 7. Por sua vez, os piores colocados foram Lenovo e Motorola. Ambas ficaram posicionadas entre 1 e 2.
O “guia verde” do Greenpeace está disponível em formato PDF neste link. O documento, que contém 35 páginas e está em inglês, fornece um relatório completo e de fácil entendimento sobre os resultados apontados. Até o momento em que publicava esse texto, nenhuma das empresas mencionadas se pronunciaram sobre o assunto.
De qualquer forma, apoio a iniciativa. Todos sabem que a evolução tecnológica ocasiona efeitos negativos ao planeta, mas muitos “estragos” podem ser evitados com a adoção de uma política ambiental séria e devidamente praticada. Se esse tipo de informação for divulgada com mais freqüência, certamente cada empresa tomará as medidas necessárias para não poluir ainda mais sua imagem.
Referência: Xataka Móvil.
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn