Google: parceria com a Dell para contra-atacar a Microsoft
Preocupada com a possibilidade do Windows Vista e do próximo Internet Explorer virem preparados para utilizar o mecanismo de busca Windows Live Search, o Google fechou uma parceria com a Dell Computers, onde a fabricante se compromete a instalar aplicativos do Google nos computadores que vender.
Agindo dessa forma, o Google passa a utilizar a mesma arma que a Microsoft usou para popularizar o Internet Explorer: sua distribuição junto ao Windows.
Essa disputa é mais séria do que se imagina. Sabe-se que a Microsoft influenciou muitas empresas a venderem computadores com o Windows como sistema operacional padrão. Em muitos casos, máquinas não podiam ser vendidas se não estivessem com alguma versão desse sistema. Ao decidir encarar a Microsoft, o Google mostra o quanto está disposto a quebrar a hegemonia da empresa de Bill Gates, embora a briga envolva o domínio de serviços de busca e não de sistema operacional. Se a idéia der certo, o Google extenderá esse plano a outros fabricantes de PCs.
Agora pergunto: não deveria o usuário escolher o que instalar em seu computador?
Referência: El Mundo.
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn