Google Overdose!

Lá estava eu tentando entender o “Google Co-op” quando vejo em um blog especializado um tal de “Google Trends”. Não demora muito e entra em cena um tal de “Google Widgets”. Já estava surpreso com as três novidades que surgiram praticamente ao mesmo tempo, quando leio sobre o “Google Notebook”. Ufa! Muita coisa, né? Ah, faltou citar que agora o Gmail suportará exibição de imagens nas conversas pelo serviço…

Vamos então saber o que faz cada um dos novos serviços do Google:

Co-op: esse é o mais difícil de entender e de utilizar (inicialmente), mas pode ser muito útil: trata-se de um canal onde os usuários utilizam-se de tags para classificar sites. A idéia é que, conforme seus conhecimentos, os usuários deixem claro quais palavras-chaves e temas estão associadas a determinados endereços. O usuário também pode se inscrever para receber resultados de buscas em toda a internet e, ao mesmo, com mais detalhes dentro dos sites dos quais recebe informações. Não entendeu muito bem, né? Pois só usando para comprender o Google Co-op…;

Google Trends: este serviço se mostra mais interessante. Ele permite analisar qual dos termos utilizados é mais popular na Web. Assim, o internauta pode fazer comparações interessantes, tais como Linux x Windows, Coca-Cola x Pepsi, After Forever x Epica x Tristania, entre outras. Para isso, basta inserir os termos e separá-los por vírgulas. Os resultados são mostrados em gráficos por tempo e por região (cidade e país);

Google Widgets: este serviço permite adicionar vários mini-aplicativos (widgets) ao software Google Desktop. Pode-se, por exemplo, adicionar um widget para tocar áudio, outro para exibir dados do Google Calendar, etc.

Google Notebook: não, não, o Google não vai lançar um computador portátil! O Notebook é um serviço que estreará em breve e que permite ao usuário guardar qualquer informação, por exemplo, um link, um parágrafo de um texto, uma foto, etc. A ferramenta se integrará a outros serviços do Google, tais como Calendar, Gmail e Reader. Ainda, o usuário poderá compartilhar suas informações com outras pessoas.

Conforme já citado, há ainda uma novidade para o par “Gmail + Talk”: muito em breve será possível utilizar fotos de exibição no serviço. Assim, quando alguém procurar algum dado de contato seu ou conversar através da integração do Google Talk com o Gmail, a foto da pessoa poderá aparecer. Dica: como as novidades do Gmail sempre aparecem primeiro para os utilizadores que preferem o idioma inglês, é recomendável configurar sua conta para esta língua.

Embora seja bacana sempre contar com novos serviços, muita gente acha que o Google está exagerando na quantidade de lançamentos (daí o título deste post ser “overdose”). Na minha opinião, a empresa deveria ter como priopridade melhorar alguns serviços já existentes, tais como o Google Reader (refazê-lo seria uma boa) e o seu serviço de página inicial, que poderia ser mais personalizável. De qualquer forma, o importante é saber que da disputa com o Yahoo! e com a Microsoft, os principais ganhadores serão os internautas. Quer saber o que vem pela frente (no Google)? Acesse o Google Labs.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn