Google Nexus agora em três tamanhos: 4, 7 e 10 polegadas

É claro que o Google não poderia ficar parado diante das recentes investidas da Apple e da Microsoft (leia-se iPad mini e Windows 8): a empresa anunciou nesta segunda-feira (29/10/2012) o smartphone Nexus 4 e os tablets Nexus 7 e Nexus 10, todos rodando uma nova versão do Android, a 4.2. O anúncio deveria ter sido feito em grande estilo, em um evento em Nova Iorque (Estados Unidos), mas o Google se viu obrigado a cancelar a apresentação por causa do furação/tempestade Sandy.

Nexus 4

Feito em parceria com a LG, o Nexus 4 é um smartphone com uma generosa tela de 4,7 polegadas com resolução de 1.280 x 768 pixels, processador quad core Qualcomm Snapdragon S4 Pro de 1,5 GHz, 2 GB de memória RAM, câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal capaz de gerar imagens em 1080p e bateria de 2.100 mAh. No aspecto da conectividade, o dispositivo conta com Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0, NFC, HSPA+ e 3G. Nada ruim, né? Só que não tem 4G LTE…

Smartphone Nexus 4 – Imagem por Google

Smartphone Nexus 4 – Imagem por Google

Também merece menção o carregador de energia do Nexus 4. Chamado de Wireless Charging Orb, o item funciona com indução, sem necessidade de conexão por fios. Trata-se de uma tecnologia que, aos poucos, começa a aparecer no mundo dos dispositivos móveis – o Nokia Lumia 920, por exemplo, também conta com este recurso.

Nexus 7

O tablet Nexus 7 não é novidade: fruto de uma parceria com a Asus, o dispositivo foi apresentado oficialmente no meio do ano durante o evento Google I/O 2012. O que a turma de Mountain View apresentou hoje foi um Nexus 7 levemente melhorado com mais conectividade (inclusão de suporte a HSPA+), Android 4.2 no lugar da versão 4.1 e mais espaço para armazenamento de dados: sai a versão de 8 GB, fica a de 16 GB e entram os modelos com 32 GB.

Tablet Nexus 7 – Imagem por Google

Tablet Nexus 7 – Imagem por Google

No mais, o Nexus 7 continua com tela IPS de 7 polegadas e resolução de 1.280 x 800 pixels, processador quad core Tegra 3 de 1,3 GHz, 1 GB de memória RAM, bateria com autonomia estimada em até 9 horas, Wi-Fi, NFC, Bluetooth, câmera frontal de 1,3 megapixel (sem câmera traseira), entre outros.

Nexus 10

Oriundo de uma parceria com a Samsung (sim, o Google alterna entre os fabricantes), o Nexus 10 é o grandalhão da turma. Você já deve ter percebido pelo nome que se trata de um tablet com tela de 10 polegadas (na verdade, 10,1). O destaque fica por conta de sua resolução: são 2.560 x 1.600 pixels, quase 300 pixels por polegada, o que o faz, pelo menos teoricamente, ter uma definição mais interessante que o iPad com Retina Display.

Tablet Nexus 10 – Imagem por Google

Tablet Nexus 7 – Imagem por Google

Uma tela assim sem um bom conjunto de hardware não faz sentido e, felizmente, o Nexus 10 não faz feio neste aspecto: o aparelho conta com processador dual core Exynos 5250 com núcleo Cortex A15 de 1,7 GHz integrada a uma GPU Mali T604, 2 GB de memória RAM, câmera traseira de 5 megapixels, câmera frontal de 1,9 megapixel, bateria de 9 mAh e 16 GB ou 32 GB para armazenamento de dados (sem expansão via cartão SD). No que se refere à conectividade, o tablet oferece conexão microHDMI, Bluetooth, Wi-Fi e NFC.

Android 4.2

Bom, você já sabe: todos estes novos sabores da linha Nexus contam com uma nova versão do Android, a 4.2, cujo codinome continua sendo Jelly Bean. Esta atualização chega com várias novidades interessantes. Eis algumas delas:

  • Suporte a múltiplos usuários: os tablets (e apenas tablets) com Android 4.2 poderão ter mais de um perfil de usuário. Assim, uma pessoa pode ter uma conta para o seu cotidiano e outra para que seu filho pequeno possa brincar no dispositivo, por exemplo;
  • Gesture Typing: trata-se de um tipo de teclado virtual ágil, onde o usuário insere as informações deslizando os dedos sobre os caracteres. Lembra bastante a ferramenta Swype, que tem a mesma finalidade;
  • Suporte para Miracast: o Android 4.2 passa a suportar um padrão que permite transmitir conteúdo de áudio e vídeo para uma TV via conexão sem fio;
  • Nova versão do Google Now: funcionalidade que disponibiliza uma série de informações possivelmente úteis ao usuário de maneira automática, isto é, sem que este solicite, como situação do trânsito, condições climáticas, etc. Agora, há também informações sobre voos, transporte públicos e outros;
  • Daydream: recurso que exibe informações quando o aparelho está com tela bloqueada, como notícias recentes, fotos, informações do Google Now e assim por diante;
  • Photo Sphere: talvez o recurso mais inusitado, pois permite ao usuário criar fotos panorâmicas obtendo não apenas imagens pelas laterais como também capturas do que está acima ou abaixo do dispositivo, lembrando bastante o Google Street View.

Disponibilidade e preços

O Google não repetiu o erro da Microsoft, que anunciou a linha Surface sem definir preços e datas de lançamento. Eis o que a empresa informou:

  • Nexus 4 de 8 GB: 299 dólares;
  • Nexus 4 de 16 GB: 349 dólares;
  • Nexus 7 de 16 GB: 199 dólares;
  • Nexus 7 de 32 GB: 249 dólares ou 299 dólares com HSPA+;
  • Nexus 10 de 16 GB: 399 dólares;
  • Nexus 10 de 32 GB: 499 dólares.
Vídeo promocional dos novos Nexus

 

Estes valores correspondem aos preços praticados nos Estados Unidos, mas todos estes aparelhos também estarão disponíveis a partir do dia 13 de novembro (2012) nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, França, Reino Unido e Japão. O Brasil seguiu com a tradição de não ser incluído na rota de lançamentos do tipo.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn