Google anuncia pesquisa por voz, busca por meio de imagens e páginas instantâneas

Há tempos que usuários de plataformas móveis, como Android e iOS, podem realizar buscas no Google “falando” ao aparelho por meio da ferramenta Voice Search. Em breve, esse recurso chegará também aos serviços de busca do Google para computadores pessoais. É o que anunciou a empresa em um evento realizado em San Francisco, nos Estados Unidos.

A ideia é muito simples: utilizando um navegador atual (na verdade, apenas o Chrome, pelo menos a princípio) e o microfone do seu computador, o usuário acessa o Google, aperta um botão próximo ao campo de busca e pronuncia um termo para que o buscador tente reconhecer a expressão para efetuar a pesquisa. O vídeo abaixo mostra a funcionalidade – implementada por enquanto somente para o idioma inglês – em ação:

E as novidades não terminam aí: os usuários também poderão realizar buscas utilizando uma imagem como referência, de maneira parecida ao Google Goggles. Assim, uma pessoa que tiver uma foto do Cristo Redentor, por exemplo, poderá utilizá-la para encontrar imagens relacionadas e informações adicionais sobre o monumento ou mesmo sobre o Rio Janeiro. O vídeo abaixo dá detalhes:

Interessante, não? Esta busca por imagens estará disponível em breve para mais de 40 idiomas. O Google promete liberar também extensões para Chrome e Firefox que permitem ao usuário realizar uma pesquisa rapidamente utilizando o botão direito do mouse.

E tem mais: o Google também anunciou o Instant Pages. Lembra do Google Instant, que faz com que o resultado da pesquisa apareça enquanto o usuário digita? O Instant Pages é isso, só que acrescentado de um detalhe curioso: as páginas dos principais resultados são carregadas em segundo plano pelo Google enquanto o usuário escolhe o link em qual clicar. A ideia é a de que o usuário poupe alguns segundos do seu precioso tempo:

O Instant Pages funciona de maneira integrada ao navegador e, por enquanto, só está disponível na versão de desenvolvedor do Chrome. Estará disponível também na próxima versão beta do browser.

Falando em Google Instant, a empresa também anunciou que esta funcionalidade começou a ser ativada hoje para usuários da versão brasileira do buscador. Resta ver se os usuários do país se adaptarão bem às mudanças.

Referência: Blog do Google Brasil.

Emerson Alecrim