Fracassa negociação entre Microsoft e Adobe sobre o formato PDF
A Microsoft deu por fracassada as negociações com a Adobe para a utilização do formato PDF em suas próximas versões do Office e do Windows. A intenção da empresa de Bill Gates era a de permitir aos usuários de seus programas a criação e a manipulação de arquivos em PDF.
Preocupada com o risco de monopólio, a Adobe ameaçou a Microsoft de processo, caso a empresa não retirasse do próximo Office a opção de “Salvar como PDF”. A Adobe também queria que esse recurso pudesse ser baixado da internet por um custo adicional.
O mesmo pedido foi feito para a funcionalidade que permite salvar arquivos no formato XPS (XML Paper Specification), uma tecnologia rival ao PDF. A Microsoft aceitou tirar as funcionalidades, porém rejeitou a cobrança pela adição desses recursos através da internet, sob a alegação de que são programas rivais aos da Adobe.
Embora a atitude da Adobe pareça monopolista, sua preocupação faz sentido: se o Office permitir a criação de arquivos PDF, a venda do Adobe Acrobat (software para manipulação de PDF) cairá drasticamente, tamanho o domínio da Microsoft em softwares para escritório.
Essa briga promete…
Referência: EMOL.
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn