FlightGear: simulador de vôo multiplataforma e de código aberto

Quando o assunto é simulador de vôo, a maioria das pessoas lembra imediatamente da série Flight Simulator, da Microsoft. Mas eu tive uma agradável surpresa ao descobrir nesta semana o FlightGear, um simulador de vôo multiplataforma (tem versões para Linux, Solaris, Mac OS X, FreeBSD e Windows), gratuito e de código aberto.

O FlightGear conta com imagens 3D muito boas, sendo baseado em OpenGL. Por isso, é recomendável ter uma placa de vídeo 3D de boa qualidade (especialmente com chip gráfico ATI ou NVIDIA) e uma configuração de hardware razoável. Obviamente, quanto melhor a sua máquina, melhor será o desempenho do simulador.

Imagens do simulador de vôo FlightGear

Atualmente, o FlightGear conta com mais de 20 mil aeroportos e uma variedade enorme de aviões. Por ser um projeto de código aberto, qualquer pessoa com conhecimentos em programação e modelagem em 3D pode acrescentar facilmente aeroportos, pistas, cenários e, claro, aeronaves. Também é possível utilizar o FlightGear em rede para simulações em multiplayer, e até mesmo fazê-lo se comunicar com receptores GPS, por exemplo.

O FlightGear é um projeto sério, bem documentado, com níveis altamente satisfatórios de realismo e com várias possibilidades de uso. É importante frisar, no entanto, que estamos falando de um simulador e não, necessariamente, de um jogo, o que significa que o usuário terá dificuldades em controlar as aeronaves no início se não tiver conhecimentos básicos de pilotagem. Por outro lado, o FlightGear é uma excelente ferramenta àqueles que desejam aprender e treinar conceitos e técnicas relacionados à aviação.

Se interessou pelo FlightGear? Então acesse o site oficial do simulador para obter mais informações (página em português) e fazer download. Note que você também pode comprar CDs ou DVDs do FlightGear. Segundo a equipe de desenvolvedores, parte da renda obtida com essas vendas é destinada à manutenção do projeto e a outra parte é enviada a instituições de caridade. Vai por mim, vale a pena conferir!

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn