Finalmente: Google Talk já transfere arquivos

Antes tarde do que nunca: o Google finalmente implantou o recurso de transferência de arquivos no Google Talk, seu serviço de mensagens instantâneas. Além disso, o programa agora também permite o envio de mensagens de voz, possível através da opção “Send voicemail”.

Pelo menos por enquanto, a transferência de arquivos só pode ser feita entre usuários que estejam usando o Google Talk, isto é, não funciona àqueles que usam o serviço apenas pela interface do Gmail. O Google permite o envio de arquivos de qualquer tipo e de qualquer tamanho (será?).

As novidades não param por aí: o Google Talk sofreu uma leve mudança na aparência e também ganhou uma funcionalidade chamada “Music Status and Music Trends”, que permite exibir o nome da música que você está ouvindo na lista de contatos do programa. Para isso, é necessário usar a última versão de um dos seguintes tocadores: iTunes, Windows Media Player, Winamp ou Yahoo Music Engine (o Google promete compatibilidade com outros players futuramente). Em seguida, deve-se ir no campo de status e escolher “Show current music track”.

Dessa funcionalidade, o mais interessante é a integração com o Music Trends, um canal do Google que mostra as vinte músicas mais ouvidas no momento e exibe informações sobre as canções e os artistas. Ao habilitar a opção de exibir a música que você ouve no Google Talk, você pode autorizar o programa a usar essa informação para formar o ranking do Music Trends.

Meu plano inicial era o de mudar completamente para o Google Talk quando a transferência de arquivos fosse possível por ele, já que nunca tive muita afinidade com o MSN Messenger. Mas este continua fortemente dominante, tanto que descartá-lo significaria perder mais da metade da minha lista de contatos. Por outro lado, deixar o Google Talk significaria perder contato com pessoas que só usam esse programa. Assim, é melhor deixar os dois “vivendo pacificamente” em meu computador 😉

Mais informações sobre o Google Talk neste link.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn