Finalmente: Android 4.0 e aparelho Samsung Galaxy Nexus são anunciados

Na madrugada de ontem (18/10/2011) para hoje, o Google anunciou o tão esperado Android 4.0 (codinome Ice Cream Sandwich). O evento também serviu de palco para a apresentação do smartphone Samsung Galaxy Nexus, cujo anúncio havia sido adiado em respeito ao falecimento de Steve Jobs – pelo menos é que as empresas envolvidas disseram.

Android 4.0 Ice Cream Sandwich

A mais nova versão do Android chega com várias novidades. Não poderia ser diferente, afinal, trata-se da plataforma que faz frente ao iOS, da Apple. Para começar, a interface foi renovada, tendo, por exemplo, uma nova fonte padrão (Roboto), adequada inclusive para ser exibida em telas de alta definição. Não é mero capricho: o Android 4.0 foi preparado para rodar tanto em smartphones quanto em tablets, por isso, não pode fazer feio em dispositivos com melhor capacidade gráfica.

Tela inicial do Android 4.0 (Imagem por Google)

Tela inicial do Android 4.0 (Imagem por Google)

Mas os recursos novos são os principais atrativos. Para começar, a tela de bloqueio agora permite reconhecimento facial, desde, é claro, que o aparelho tenha câmera frontal. O navegador padrão do sistema também foi melhorado, com destaque para a capacidade de sincronização de favoritos, suporte a até 16 abas e melhor desempenho  na execução de HTML5, JavaScript, enfim.

Uma funcionalidade que chama a atenção atende pelo nome de Android Beam. Trata-se de uma aplicação que utiliza a tecnologia NFC (Near field communication) que permite a um usuário compartilhar arquivos com outro aparelho compatível simplesmente aproximando ambos os dispositivos. Assim, fica mais fácil transferir uma música ou uma foto para um amigo, por exemplo.

Entre as demais novidades, se destacam também:

  • A ferramenta People, que gerencia contatos de maneira mais centralizada;
  • Captura de toques na tela mais precisa;
  • Recurso de copiar e colar melhorado;
  • Ferramenta de captura de tela com acesso fácil;
  • Reconhecimento de voz melhorado;
  • Câmera com ferramenta para fotos panorâmicas;
  • Teclado virtual redesenhado, incluindo novo dicionário e sugestões mais precisas;
  • Wi-Fi Direct, que permite o uso deste tipo de rede para comunicação com outros dispositivos.

Samsung Galaxy Nexus

Este, sem dúvida, faz parte da lista dos melhores aparelhos com Android. Rodando a versão 4.0 do sistema, a novidade chega com uma nada humilde tela de 4,65 polegadas ligeiramente curvada, com resolução de 1.280×720 pixels e tecnologia Super AMOLED.

Samsung Galaxy Nexus (Imagem por Google)

Samsung Galaxy Nexus (Imagem por Google)

Para suportar esta capacidade gráfica, é necessário um hardware de respeito: o dispositivo conta com processador TI OMAP 4460 de 1,2 GHz (dual core), 1 GB de memória RAM e capacidade de armazenamento de 16 ou 32 GB. A câmera traseira, a princípio, é razoável: tem apenas 5 megapixels, embora seja capaz de gravar vídeos a 1080p. A bateria é de 1.750 mAh, não me parecendo ser muito duradoura para um smartphone deste porte.

Como não poderia deixar de ser, o Galaxy Nexus também conta com recursos como câmera frontal (1,3 megapixels), Wi-Fi, Bluetooth, NFC, porta micro-USB 2.0, acelerômetro, GPS e outros.

Disponibilidade

O Android 4.0 é um baita sistema operacional, mas tem exige mais do hardware, portanto, não é qualquer aparelho que poderá rodá-lo. De qualquer forma, seu SDK já está disponível. Cabe agora a cada fabricante disponibilizar – ou não – a atualização. No caso do recém anunciado Motorola Droid RAZR, por exemplo, isso somente deverá acontecer no primeiro trimestre de 2012.

Quanto ao Galaxy Nexus, o aparelho deverá ser lançado em países da América do Norte, Europa e Ásia no mês de novembro (2011). O preço dependerá do contrato com as operadoras locais. Infelizmente, não há informação de lançamento oficial no Brasil.

Mais informações em www.android.com e www.google.com/nexus.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn