Ficamos fora do ar por algumas horas. Acontece…

site offlineEm torno das 16h45 de hoje (08/06/2008), decidi olhar a caixa de entrada do site. Os três últimos e-mails recebidos tratavam do mesmo assunto: a dificuldade de acesso ao InfoWester. O que aconteceu, simplesmente, foi que estivemos fora do ar por algumas horas neste domingo.

O problema foi causado por falhas no fornecimento de energia ao datacenter da empresa que hospeda o InfoWester, a LocaWeb. Conforme a empresa mesmo informou, no dia de hoje houve uma manutenção programada pela AES Eletropaulo (empresa que controla o fornecimento de energia elétrica em São Paulo) na rede elétrica, o que fez com que o datacenter da LocaWeb ficasse sem energia. Os geradores de eletricidade da empresa entraram em operação, mas por motivos que não ficaram claros, pararam de funcionar depois de 1 hora.

A conseqüência não poderia ter sido outra: milhares de sites ficaram fora do ar, inclusive o InfoWester e o próprio site da LocaWeb. “Coincidentemente”, eu também fiquei sem energia em casa, pois a AES Eletropaulo também programou manutenção na rede elétrica da região onde eu moro. O problema é que a empresa informou que o fornecimento de energia seria interrompido das 8h00 às 13h00, mas só tive eletricidade novamente em casa em torno de 16h30, razão pela qual só fiquei sabendo que o site ficou fora do ar pelos e-mails mencionados no primeiro parágrafo.

O acesso ao InfoWester e a vários outros sites hospedados na LocaWeb já está normalizado. Apesar do ocorrido, não trocarei o serviço de hospedagem do site, como um dos e-mails que reportou o problema sugeriu, caso o problema fosse mesmo nos servidores. A LocaWeb hospeda o InfoWester há muito tempo e, desde então, o site nunca ficou muito tempo fora do ar – no máximo, somente por algumas horas, como aconteceu hoje. Sendo assim, não vejo motivos para medidas mais drásticas, pelo menos não por enquanto.

Além do mais, é necessário frisar que, qualquer site, em qualquer lugar do mundo, pode ficar fora do ar, pelos mais diversos motivos. No final da semana passada, por exemplo, uma explosão no datacenter da empresa The Planet deixou milhares de sites inacessíveis, conforme relatou o Meio Bit. Na última sexta-feira, foi a vez da poderosa Amazon.com ficar fora do ar.

Eu entendo que muita gente deixa para acessar seus sites preferidos no final de semana, e que é frustrante encontrar um deles fora do ar, porém, vez ou outra, isso acontece. Mas, saiba que, sempre que isso ocorrer (felizmente, ocorre raramente), tomarei todas as medidas possíveis para normalizar a situação, nem que eu tenha que me sujeitar a ficar xingando a mãe do dono do serviço de hospedagem pelo telefone do suporte técnico 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn