Falso e-mail promete acabar com lentidão no Orkut

Um serviço que funcione sem lentidão e sem mensagens de erro, é tudo o que os usuários do Orkut querem. Tirando proveito desse fato, criminosos que atuam na internet estão enviando e-mails falsos (scams) prometendo acabar com os problemas: a mensagem, cujo remetente aponta para [email protected] e cujo layout lembra muito o visual do site do serviço, afirma que o Orkut está disponibilizando uma atualização para o Windows que faz com que seus problemas sejam eliminados, como mostra o trecho a seguir:

O patch corrige os cookies de sessão, fazendo com que estes não expirem, ou seja: será estabelecida uma conexão permanente com o servidor, deixando de lado o timeout que causa as telas de Bad Server.

Para instalar a suposta atualização, o e-mail informa que basta ao usuário clicar em um link em destaque na mensagem. Se fizer isso, na verdade, um programa-espião será instalado na máquina, fazendo com que o internauta corra o risco de ter arquivos ou senhas capturadas.

É importante frisar que os problemas do Orkut são causados por fatores ligados ao desempenho dos servidores do serviço, portanto, não há como uma atualização no Windows de seu computador ser uma solução, uma vez que o problema não é nele.

E já que o assunto é o Orkut, tenho notado em algumas comunidades que muitos tópicos estão com várias respostas repetidas. O motivo é o que mais impressiona: alguém cria um tópico ou uma resposta com frases do tipo “se você não repetir essa mensagem X vezes uma coisa terrível vai lhe acontecer”. Muita gente replica a mensagem com medo da tal “maldição”. Fala sério, né? Se eu disser que você ganhará 50 mil reais se colocar uma mesma resposta em 100 tópicos, alguém acreditará?

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn