Falsificados melhores que os originais?!

Uma matéria publicada pelo jornal australiano ITWire faz uma constatação curiosa: para muitos, produtos falsificados na China são melhores que os originais. Em alguns casos, os aparelhos falsos contam até com recursos extras. A sofisticação dos chineses é tanta que até o console PSP, da Sony, já tem seu clone, rodando inclusive jogos da Nintendo!

Essa “indústria” chinesa está, para o desespero de empresas estrangeiras, sendo capaz de produzir aparelhos antes mesmo que os originais cheguem oficialmente ao país. Um exemplo interessante é o que aconteceu com a LG: sua linha de celulares Chocolate foi perfeitamente clonada. Quando o dispositivo original foi lançado, houve pouco interesse, pois os chineses acreditaram que o modelo da LG é que era uma tipo de cópia das versões já produzidas no país.

Numa tentativa de diminuir os prejuízos causados por esse problema, a Samsung chegou a procurar fabricantes chineses para licenciar a produção de seus aparelhos. Não deu em nada. Os chineses preferiram manter sua “própria” linha de eletrônicos. É mais lucrativo e eles não precisam pagar licença alguma.

Referências: ITWire, The Inquirer.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn