Enfim, o tão esperado Google Calendar

Se tem uma coisa que eu esperava há tempos é o Google Calendar. Pra muita gente ainda pode ser melhor usar agendas de papel, mas eu estava querendo algo do tipo desde que centralizei várias atividades no Gmail. Assim como boa parte dos usuários, não uso esse serviço só para enviar e receber e-mails. No meu caso, uso o Gmail também para:

– Armazenar arquivos;
– Me comunicar (através da integração com o Google Talk);
– Escrever e guardar meus textos, principalmente pelo recurso de auto-salvamento;
– Anotações, através de mensagens de rascunho;
– Lembrar de compromissos – neste caso, marco as mensagens relacionadas com aquela “estrelinha”.

É nesta última utilização que o Google Calendar se encaixa. Como passo boa parte do dia em frente ao computador, o novo serviço do Google cai como uma luva para mim, já que há tempos procuro uma ferramenta para organizar meus compromissos. Existem boas por aí, mas nenhuma se integra ao Gmail, se bem que o Google Calendar ainda não oferece totalmente essa opção.

O Google Calendar tem uma visual limpo, fácil de usar e já conta com recursos interessantes, como a possibilidade de avisar por e-mail outras pessoas de um evento próximo. O melhor de tudo é que o Google pretende disponibilizar mais recursos progressivamente, assim como ocorre com o Gmail.

Já estou utilizando o Google Calendar e estou gostando. Isso reforça minha tese de que está cada vez mais difícil me imaginar sem os serviços do Google…

Emerson Alecrim





4 comentários:

  1. Eduardo


    Existe previsão para lançamento do Calendar para o português do Brasil??

  2. Wilerson


    Existe um script para o GreaseMonkey que adiciona o Calendar no GMail: http://undergoogle.blogspot.com/2006/04/adicione-o-google-calendar-ao-gmail.html

    Ainda não experimentei porque não uso muito o Calendar. Provavelmente, até meu uso requerir alta integração com o GMail, o Google já vai ter terminado de implantar a integração, que já está começando.

  3. Claudio Freitas


    Eu usava o CalendarHub há algum tempo e hoje comecei a usar o Google Calendar para comparar os dois serviços.

    Nesse tão pouco tempo de uso, o que percebi foi que o Google Calendar tem uma rapidez incomparável com a do CalendarHub e um visual mais agradável para mim. Porém o CalendarHub possui recurso de ‘reminder’ para qualquer calendário, coisa que o Google Calendar só possui para o calendário principal. De ruim foi a única coisa que notei no Google Calendar. Espero que esse empecilho seja eliminado em breve.

  4. Blog InfoWester » Você sabe o que é iCal?


    […] Com o surgimento do Google Calendar, o uso de calendários eletrônicos pode se popularizar. Para quem vive cheio de compromissos ou simplesmente gosta de organizar sua tarefas, pode ser uma mão na roda. A vantagem de se utilizar um calendário desse tipo é a possibilidade de compartilhar eventos ou datas marcadas. Por exemplo, um estudante pode organizar em um calendário suas datas de provas e entregas de trabalho e, “se for bonzinho”, pode compartilhar esses dados com colegas de sala que também usam esse recurso. […]