Empresa desenvolve GPS salva-vidas

Cena do filme TitanicNo filme Titanic, o personagem do ator Leonardo DiCaprio poderia ter sobrevivido ao naufrágio do navio em que estava se tivesse sido encontrado a tempo pelo bote que voltou à procura de outros sobreviventes. Acidentes em alto mar acontecem até hoje e, em boa parte deles, seria possível salvar vidas caso as vítimas fossem encontradas rapidamente.

Buscando uma solução para esse problema, uma empresa espanhola de nome Indra Sistemas criou um dispositivo chamado RP-GPS-LHA. Trata-se de um colete salva-vidas que contém um pequeno aparelho de GPS (Global Positioning System), uma tecnologia capaz de localizar um objeto rastreado em praticamente qualquer ponto da Terra através de satélites apropriados.

Ao cair na água, o usuário do colete terá cinco segundos para ativar o sinal do aparelho. Se isso não acontecer, o RP-GPS-LHA o fará automaticamente, já que conta com um sensor capaz de detectar quando o usuário está envolto em água. Quando o sinal é ativado, um alarme localizado no barco emite sons e luz, fazendo com que a tripulação saiba que alguém está no mar, nos casos de quedas acidentais.

Na verdade, já existe um sistema chamado Cospas-Sarsat que trabalha de maneira similar, mas não é tão eficiente, já que o sinal chega primeiro a uma central da empresa responsável que, após definir a localização da vítima, avisa as autoridades e os serviços de resgate mais próximos. O problema é que esse processo todo pode demorar significativos minutos.

Com o RP-GPS-LHA, as equipes de resgate conseguem localizar as vítimas de maneira muito mais rápida, já que muitas já contam com receptores GPS. De certo que essa tecnologia pode não conseguir informar com precisão o local onde estão os náufragos, por isso, o RP-GPS-LHA também é capaz de emitir sinais acústicos e luminosos a partir do colete, facilitando as buscas. Para o caso de não haver equipes de resgate por perto, o RP-GPS-LHA também envia sinais em uma freqüência internacional de socorro, permitindo que outros navios recebam o “pedido de S.O.S” por rádio.

A tecnologia RP-GPS-LHA já está sendo apresentada pela Indra em feiras marítimas da Europa. Em breve poderá estar em uso, já que se trata de um sistema cujo desenvolvimento está bastante avançado. Sua adoção agora dependerá dos custos e, claro, da aprovação dos possíveis clientes. Se cumprir tudo o que promete, isso vai ser apenas uma questão de tempo.

Pois é, eis um belo exemplo de tecnologia à serviço da vida 🙂

Referência: El Mundo.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn