Em parceria com a Oi, serviço de redes Wi-Fi compartilhadas Fon chega ao Brasil

FonA Fon é uma daquelas ideias que te fazem dizer: “por que eu não pensei nisso antes?”. Trata-se simplesmente do maior serviço de acesso à internet por redes Wi-Fi do mundo, com mais de 4 milhões de hotspots espalhados por aí. Criada em 2006 pelo empresário argentino/espanhol Martin Varsavsky, finalmente a Fon está chegando de maneira oficial ao Brasil, graças a uma parceria com a Oi.

O que faz a rede da Fon ser tão grande assim é que a empresa trabalha com um esquema de compartilhamento de conexão. Funciona assim: você se associa ao serviço concordando em compartilhar parte da conexão à internet de sua casa, por exemplo. Para isso, você deve comprar um roteador Wi-Fi chamado Fonera. Quando o seu compartilhamento estiver disponível, qualquer outro usuário da Fon poderá utilizá-la de maneira gratuita. Sendo um usuário Fon, você também poderá utilizar as redes de outros usuários, quando estiver longe de sua casa.

O interessante é que, em alguns países, é possível ganhar algum dinheiro com a rede Fon: é que o serviço pode ser utilizado por usuários não associados, que pagam uma taxa por hora, dia ou semana para utilizar a conexão. O valor obtido é dividido com o dono da rede. O pagamento é feito via PayPal.

De acordo com a Fon, o serviço é seguro, pois utiliza criptografia e autenticação, e não compromete o desempenho da rede, já que apenas uma parte dela é utilizada.

Por enquanto, os serviços da Fon no Brasil estarão disponíveis somente na cidade do Rio de Janeiro – RJ: hotspots foram instalados em shoppings, restaurantes, bares e outros estabelecimentos dos bairros Ipanema e Leblon. Após o período de testes, previsto para acontecer até janeiro de 2012, a novidade provavelmente começará a se espalhar pelo país. Tomara Smiley piscando

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn