Economia de energia: Intel apresenta o projeto LessWatts.org

Entre as várias novidades anunciadas no recente evento Intel Developer Forum, uma das que mais me chamaram a atenção foi o projeto LessWatts.org. Em poucas palavras, trata-se de uma iniciativa fomentada pela Intel e apoiada por empresas como Oracle e Red Hat que visa o desenvolvimento e a implementação de soluções de código aberto que otimizem o consumo de energia por parte dos computadores, independente do seu porte.

Direcionar esse projeto para softwares de código aberto não é um mero capricho. Muitos data-centers rodam Linux e aplicações relacionadas em seus servidores, e o aumento na quantidade dessas máquinas no local muitas vezes é limitada pelo alto consumo energético. Em um outro extremo, o Linux e outros softwares de código aberto vem sendo, aos poucos, implementados em dispositivos portáteis que, por comodidade ao usuário, estão ficando cada vez menores. Em boa parte dos casos, isso só é possível com a redução do tamanho da bateria, resultando em menor capacidade de carga.

Diante disso, a Intel anunciou o LessWatts.org para incentivar o desenvolvimento de projetos que “ataquem” esses e outros problemas relacionados. A diminuição do consumo de energia não apenas pode resultar em menos custos, como também pode impactar positivamente na preservação do meio ambiente, um assunto que, por motivos óbvios, está cada vez mais em pauta.

O site LessWatts.org já conta com vários projetos encaminhados. Um deles é o Linux Battery Life Toolkit (BLTK), uma ferramenta que, entre outras coisas, ajuda a identificar a variação no consumo de energia quando um software é alterado. Assim, um desenvolvedor pode fazer testes que o auxiliam a encontrar o patamar de consumo mais baixo possível.

Bacana, não? Se você se interessou pelo LessWatts.org, pode acompanhar suas atividades de diversas formas: lendo a documentação disponibilizada, baixando, testando e até mesmo colaborando no desenvolvimento dos projetos já existentes, participando de listas de discussão, enfim.

Uma dica: se você é estudante de engenharia elétrica, mecatrônica ou de algum curso ligado à computação, esse é um excelente tema para um projeto de iniciação científica ou até mesmo para um trabalho de conclusão de curso 😉

Referência: PC World.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn