E3: Nintendo anuncia a sua mais nova aposta, o console Wii U

Com as vendas do Wii em queda livre e com os consoles concorrentes Xbox 360 e PlayStation 3 ganhando cada vez mais mercado, nada mais natural do que esperar que a Nintendo revelasse sua reação na edição 2011 da feira de game E3, que acontece até amanhã nos Estados Unidos. E essa reação veio, cercada de desconfiança, mas veio, e atende pelo nome de Wii U.

Quando o vi pela primeira vez, sem conhecer nenhuma de suas especificações, imediatamente lembrei do Game Gear, console portátil que a Sega lançou em 1990. Mas, é claro que a Nintendo não iria lançar um console para concorrer com o 3DS. Essa impressão é porque eu vi, na verdade, o joystick do Wii U, que possui uma generosa tela de 6,2 polegadas sensível ao toque e botões ao redor, além de recursos como acelerômetro e giroscópio, lembrando, de fato, um console portátil.

Joystick do Wii U – Imagem por Nintendo

Joystick do Wii U – Imagem por Nintendo

Como se não bastasse, o joystick conta também com câmera frontal, microfone, navegador de internet e ferramentas para que o usuário possa realizar videochamadas, obter vídeos, entre outros. Pronto, já não o acho mais parecido com o Game Gear, mas sim com um tablet! Ah, e um detalhe: o controle também é compatível com o atual Wii e seus acessórios. Ponto para a Nintendo!

Na E3, a empresa afirmou que será possível visualizar informações adicionais de um jogo na tela do joystick, assim como será possível utilizar o acessório para continuar uma game iniciado pelo console. Aliás, a interação entre a TV e o controle é impressionante, como mostra o seguinte vídeo:

Quando ao Wii U em si, a Nintendo não revelou muitos detalhes sobre suas características, mas sabe-se que o console suportará imagens em full HD e terá jogos mais “sérios”, numa possível tentativa de agradar não só jogadores casuais como também aqueles mais assíduos. Mas, é claro, tudo depende essencialmente da qualidade dos jogos. Entre os títulos já anunciados estão: Tekken, Assassin’s Creed, Battlefield 3 e Ninja Gaiden 3. Nada mal!

Wii U – Imagem por Nintendo

Wii U – Imagem por Nintendo

Sabe-se também que o Nintendo Wii U terá memória Flash interna, entrada para cartões SD, compatibilidade com HDs externos, quatro portas USB 2.0, saída HDMI e suporte para até quatro joysticks, inclusive o Wiimote e outros acessórios do Wii. Do processador, a informação existente é a de que se trata de um chip da IBM. A GPU, por sua vez, é um AMD HD Radeon de modelo ainda não revelado. A mídia óptica não foi abandonada: aparentemente, a Nintendo utilizará um disco de 25 GB, possivelmente uma variação do Blu-ray. Sim, também será possível obter games via download.

Preço? Nada definido ainda, mas a Nintendo não nasceu ontem, então certamente teremos um patamar competitivo. Disponibilidade? Nada também. Apenas se sabe que a Nintendo pretende lançar o Wii U em 2012, provavelmente no segundo semestre.

Referências: Nintendo, IGN, XbitLabs, Kotaku.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn