E-mails “fantasmas” se espalham pela internet

Já estamos tão acostumados a receber SPAMs que, quando alguma mensagem do tipo acaba não sendo filtrada, naturalmente a deletamos. Eis então que hoje, quando abri meu Gmail pela manhã, dou de cara com uma mensagem cujo remetente era meu próprio endereço de e-mail. O campo assunto e o corpo da mensagem tinham um número de três dígitos. Na hora me perguntei “que p**** é essa?”, mas apaguei o e-mail e esqueci o assunto.

Pela tarde, ao acessar o boletim da Panda Software, descobri que muitos internautas, no mundo todo, estão recebendo mensagens parecidas. Aparentemente, trata-se de uma ação de um grupo hacker, que estaria confirmando a existência dos endereços de sua base de e-mails. Para fazer com que o próprio endereço do usuário fosse usado como remetente, uma técnica de spoofing foi aplicada. Teve gente que acreditou que a senha de seu e-mail foi descoberta por terceiros.

Nenhuma empresa de segurança, no entanto, sabe qual a finalidade dessa ação. Todas trabalham com hipóteses:

– Envio de SPAM;
– Disseminação de vírus;
– Tentativa de sobrecarga de servidores.

Se a situação pudesse ser tratada em um jogo, apostaria na primeira hipótese. O motivo é simples: o filtro contra SPAM do Gmail é muito eficiente, mas acredito que não rejeitou a mensagem que recebi por ela ter sido supostamente enviada por mim mesmo. Ou seja, pode ser uma técnica para burlar filtros e fazer SPAMs chegarem à caixa de entrada dos e-mails catalogados. Se deu certo no Gmail, o que dirá de serviços de e-mail com filtros mais fracos…

Referência: VirusPortal.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn